Prefeito de Itaipava do Grajaú compra mais de R$ 300 mil em pneus
Em Itaipava do Grajaú, o prefeito José Maria da Rocha Torres se preocupa bastante com os pneus da frota de veículos da prefeitura.
De acordo com o Diário Oficial do dia 2 (última segunda-feira), a prefeitura firmou contrato com a empresa R.B.S. de Sousa para o fornecimento de pneus para a manutenção da frota das secretarias de Saúde, Educação e Infraestrtura.
Para que se tenha ideia do tamanho da preocupação de José Maria, a prefeitura gastou o total de R$ 392.260,00 só na compra de pneus. Que bacana!
O contrato foi assinado entre o representante da empresa Raniel Brasil Silva de Sousa e o gestor público, no dia 23 de janeiro deste ano.
Sem dúvida, o prefeito José Maria morre de medo de um pneu careca. É mole!
Abaixo os contratos no Diário Oficial:
13/07/2012 às 12:45
Prezado Luis Pablo,
Leio seu blog diariamente e acredito que você tenha contribuido de certa forma para uma universalização da informação politica do estado através do mesmo.
Entretanto, sempre que vejo as publicações acerca dos contratos firmados por algumas prefeituras do estado e até mesmo do governo do estado, vejo que você acaba por fazer comentários um tanto maliciosos e induzir as pessoas a achar que a simples publicação de um contrato no diário oficial do estado ou da união seja por parte de um gestor a comprovação de um delito.
De modo a contribuir de alguma forma, vou fazer um breve esclarecimento.
Órgãos públicos, por força de Lei são obrigado a fazer procedimento licitatório para aquisição de bens. Em sua maioria, esses processos são estimativos, não condizendo com a realidade das aquisições, sendo em sua maioria procedimentos realizados com intuito de garantir a prévia autorização para as aquisições, fato este que vincula o prazo de entrega à emissão da ordem de fornecimento. Como a vigência dos contratos normalmente é de 12 meses ou até o dia 31/12 do ano em que é celebrado, os valores de contrato quase sempre são altos, tendo em vista a grande quantidade de itens a serem adquiridos e a necessidade de se prever quantidades para cada um desses itens.
Os valores efetivamente pagos para cada um desses contratos, na maioria das vezes, não chega a 20% do valor contratado, sendo o restante cancelado após o final da vigência.
Errado neste caso, seria a aquisição sem a realização do processo licitatório.
13/07/2012 às 20:11
É válido ressaltar também, que os processos licitatórios são obrigatórios para todo orgão público, quando houver a necessidade de contratação de serviços ou de aquisição. No entanto, é bom que se tenha cuidado na hora de emitir notas fiscais, pois a compra de 200 caixas de disketes em um ano, sendo que não se usa mais diskets, e também que 200 caixas corresponde a 2.400 disketes por ano onde nenhum computador seque possui drive para este dispositivo. E o que é pior, imagine o consumo de 7 disketes todo dia…!
14/07/2012 às 19:47
Caro Luis Pablo, sou filho de Itaipava do Grajaú e fui surpreendido com o fato de que atribuiram a mim a responsabilidade de ter lhe contratado para divulgar essas informações, apesar do trabalho que você vem desenvolvendo, prestando informações políticas de todo o País e em especial do Maranhão e mesmo tendo meu irmão como candidato a vice-prefeito na chapa de oposição ao Prefeito José Maria, NUNCA lhe procurei pra lhe dar informações sobre quem quer que seja, afinal de contas se quer lhe conheço e jamais fiz uso desse tipo de conduta para denegrir a imagem de ninguém, no entanto, faço esse esclarecimento apenas para preservar minha imagem perante a todos os itaipavenses certo de que política se faz com projetos e conscientização eleitoral. Atenciosamente: Jocivaldo Oliveira.
14/07/2012 às 20:18
Caro Luis Pablo, sou filho de Itaipava do Grajau e fui surpreendido com o fato de que atribuirão a mim a responsabilidade de ter lhe contratado para divulgar essas informações, devo dizer que apesar do trabalho que você vem desenvolvendo, prestando informações políticas de todo o País e em especial do Maranhão e mesmo tendo meu irmão como candidato a vice-prefeito na chapa de oposição ao Prefeito José Maria, NUNCA lhe procurei pra lhe dar informações sobre quem quer que seja, afinal de contas se quer lhe conheço e jamais fiz uso desse tipo de conduta para denegrir a imagem de ninguém, no entanto, faço esse esclarecimento apenas para preservar minha imagem perante a todos os itaipavenses certo de política se faz com projetos e conscientização eleitoral. Atenciosamente Jocivaldo Oliveira.
14/07/2012 às 20:22
A repetição do comentário ocorreu por problemas na rede internet…