Outdoors irregulares serão retirados das avenidas de São Luís

Por Luís Pablo Política
 

Outdoors e empresários do ramo publicitário irregulares em São Luís estão na mira da fiscalização da Blitz Urbana. Este é um dos objetivos principais da operação “Paisagem Urbana” que vai se estender até o final do ano.

outdorsSomente, ontem, 15, a equipe de vistoria da Prefeitura confirmou que cerca de 15% dos 150 “engenhos publicitários” espalhados ao longo da Avenida dos Holandeses, no Calhau, apresentam irregularidades e ainda esta semana serão recolhidos para o pátio do depósito da Secretaria de Urbanismo e Habitação (Semurh), na Ilhinha.

Um dos primeiros pontos onde a equipe vistoriou foi na Praia da Ponta d’Areia. Logo em seguida, seguiram para o Calhau até o retorno do Caolho. No decorrer do trabalho, foram encontradas várias propagandas sem identificação da empresa; ausência de manutenção; tamanhos inadequados, ou seja, descumprindo o padrão de 27 metros quadrados; sem proteção; invadindo o espaço público e, o principal, sem autorização da Semurh.

Segundo o coordenador de Engenho Publicitário da Blitz Urbana, Arllen Luís Bógea, todos os engenhos publicitários que foram constados irregularidades, os donos serão notificados e terão o prazo de 48 h para retirarem caso contrário, a própria Prefeitura vai realizar esse tipo de trabalho.

Ainda esse semestre, a direção da Semurh notificou todas as empresas publicitárias que estavam em débito com a Prefeitura para fazer a regularização, inclusive, no tocante ao pagamento da taxa que está orçada no valor de R$ 14,51 por metro quadrado. “Na gestão municipal anterior, as nove empresas cadastras não realizaram o pagamento na Sefaz. Estamos parcelando em 48 vezes esse débito e deste ano, os empresários podem pagar em até cinco parcelas”, declarou Arllen Luís Bógea.

No último dia 1, ocorreu uma reunião que contou com a presença do secretário da Semurh, Antônio Araújo; e representantes de empresas de outdoors sendo que ficou firmado que a instalação de novos engenhos publicitários poderá ser realizada depois da autorização da Prefeitura e mediante a apresentação dos documentos necessários para as licenças.

Como ainda ficou decidido que seria realizada uma série de vistorias com o propósito de verificar o cumprimento do pagamento de tributos referentes à atividade e até o mês de dezembro, as avenidas da capital serão alvo de fiscalização da Blitz Urbana.

A Blitz Urbana é um órgão vinculado à Secretaria de Urbanismo e Habitação (Semurh) que tem a competência de fiscalizar e aplicar as legislações urbanísticas na cidade de São Luís. Portanto, é função do órgão devolver o espaço público para o uso comum do povo, evitando a particularização/privatização de tais espaços. Qualquer denúncia poder ligar para o número 3214-5106

Cronograma de fiscalização
08/10 – Av. Jerônimo de Albuquerque
10/10 – Av. dos Holandeses e Litorânea
15/10 – Av. São Luís Rei de França
17/10 – Av. Mario Andreazza, Daniel de La Touche e Via Expressa
22/10 – Av. Guajajaras, Santos Dumont e Lourenço Vieira da Silva
24/10 – Av. dos Franceses e Getúlio Vargas
29/10 – Av. Ana Jansen (e região da Lagoa), Colares Moreira, Castelo Branco
31/10 – Av. dos Africanos, Vitorino Freire, Portugueses
05/11 – Av. Edson Brandão, Casemiro Júnior e Nossa Senhora da Conceição
07/11 – Av. Luís Eduardo Magalhães e Carlos Cunha
12/11 – Centro Histórico
14/11 – BR-135
19/11 – Estrada de Ribamar

Um comentário em “Outdoors irregulares serão retirados das avenidas de São Luís”

  1. Ludovicense

    Esse número de telefone para denúncia (3214-5106) simplesmente não funciona, pois, desde o dia 15.10.2013 que venho tentando entrar em contato com a Blitz Urbana e não consigo, uma vez que ninguém atende o telefone. Já que não consigo fazer a denúncia à própria Blitz Urbana, a farei através de seu blog. Estão colocando um OUTDOOR imenso em frente ao Shopping da Ilha (Maranhão Novo), só queria saber se está devidamente legalizado ou fora dos padrões permitidos!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários