Salve-se quem puder! Mais de 60 presos não retornaram às prisões em São Luís

Por Luís Pablo Política
 

cadeiaPelo menos 63 presos não voltaram após receber benefício de saída temporária, em São Luís, no dia 20 deste mês. Mais de 300 presos foram beneficiados pela justiça, entre homems e mulheres que tiveram direito a saida temporária. O prazo para a reapresentação dos detentos terminou no início da noite dessa sexta-feira (28).

Na Unidade de Ressocialização do Monte Castelo, dez ainda não se reapresentaram. Na unidade prisional do Olho D’água, de onde fugiram dois detentos na noite de quarta-feira, pulando o muro, sete tiveram o benefício da saída temporária. Três ainda não retornaram. Da penitenciária de Pedrinhas saíram 125 detentos. Desses, 50 permanecem longe do presídio.

Esta semana na Vara de Execuções Penais, a expectativa girava em torno da volta desses presos. Mesmo assim, muitos detentos ainda não retornaram. Segundo o juiz Roberto de Paula, titular da primeira Vara de Execuções Penais, o relatório final do indulto de natal será divulgado na terça-feira (31) da próxima semana. E os apenados que não retornarem vão ser responsabilizados.

“A violência e situação dentro dos presídios pode ser uma das razões para a demora deste retorno às unidades. Os presos podem estar com medo de voltar”, afirmou o juiz.

Sistema Carcerário – A situação do sistema carcerário do Maranhão, chamou atenção de órgãos internacionais de defesa dos Direitos Humanos. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) fizeram vistoria em Pedrinhas, que resultou em um relatório detalhado confirmando a precariedade do sistema prisional.

O Governo do Maranhão anunciou a criação de uma Comissão de Segurança para os presídios no estado. O reforço ao trabalho das diretorias geral e administrativa das unidades prisionais passam a ter a coordenação de oficiais da Polícia Militar. (Com informações do G1MA)

Um comentário em “Salve-se quem puder! Mais de 60 presos não retornaram às prisões em São Luís”

  1. Cidadão

    Sr. Juiz Roberto de Paula, essa sua historia dos presos nao terem voltado porque “podem estar com medo de voltar” foi a maior piada do ano, no atual contexto dessa crise do sistema carcerário. Todos sabem q antes dessa crise, das matanças e da superlotação sempre foi assim. O problema é que os critérios de liberação de vcs que são falhos, assim como a justiça como um todo aqui no maranhão. Dá licença!!!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários