Deu no Uol: Secretário da Segurança do MA foi guarda-costas de Sarney

Por Luís Pablo Política
 

Site Uol

Secretário Aluísio Mendes

Secretário Aluísio Mendes

No epicentro da crise de violência no Maranhão, o secretário de Segurança Pública do Estado, Aluísio Guimarães Mendes Filho, resiste no cargo graças à proximidade com o senador José Sarney (PMDB-AP), pai da governadora Roseana (também do PMDB). Ele foi segurança de Sarney, comandou a arapongagem no Maranhão e obteve emprego para a filha no Senado.

Ex-agente da Polícia Federal, Aluísio é ligado ao senador desde a década de 90. Em 2003, Sarney o escolheu para ser um dos oito funcionários de confiança remunerados com verba pública a que todo ex-presidente da República tem direito. Nomeou Aluísio para ser seu segurança pessoal. O ato foi publicado no Diário Oficial da União em 23 de abril de 2003.

Hoje ele enfrenta, no comando da Segurança Pública do Estado, aumento de 17,4% da taxa de homicídio de 2011 a 2012 –último dado disponível –, incêndios propositais em ônibus urbanos e uma disputa sangrenta entre duas facções criminosas.

O agente então da PF Aluísio Guimarães Mendes Filho (à direita) faz a segurança do presidente do Senado, José Sarney, em Brasília

O agente então da PF Aluísio Guimarães Mendes Filho (à direita) faz a segurança do presidente do Senado, José Sarney, em Brasília

Aluísio fez a segurança pessoal de Sarney até 3 de setembro de 2009, quando sua lealdade foi recompensada e acabou alçado ao cargo de subsecretário de Inteligência do Maranhão.

O posto lhe deu o comando do sistema “Guardião” do Estado, capaz de grampear 300 celulares e 48 linhas fixas simultaneamente.

Um ano antes, um grampo havia colocado Aluísio na mira de um inquérito da PF (Polícia Federal). Ele teve conversas telefônicas interceptadas e foi alvo de um pedido de prisão preventiva no âmbito da Operação Faktor (ex-Operação Boi Barrica), negado pela Justiça.

7 comentários em “Deu no Uol: Secretário da Segurança do MA foi guarda-costas de Sarney”

  1. Zé Pedro

    Todo mundo sabe disso, basta pegar todas as imagens de sarney uns 8 anos a 10 anos atras que ele vai aparecer feito papagaio de pirata atras do velho.

  2. fora Aluísio

    Braço forte dos sarney é INTOCAVEL como fala marcoderca só no Maranhão. .. agora ele sai vai ser candidato!

  3. Marcelle Dutra

    Grande novidade… e quem não sabe que ele é protegido do velho ladrão? É falta de assunto?

  4. Sebastião Santos da área Itaqui-Bacanga

    FICA MUITO COMPLICADO AVANÇARMOS NAS CONSTRUÇOES DE CRÍTICAS.
    Amigos, muitos estão culpando a governadora por esses crimes, claro, para combatermos a criminalidade, precisa-se se de umas séries de fatores e ferramentas, não só o caso do executivo estadual assim também do judiciário. A gora não poder tocar numa falha de recursos que são repassados da UNIÃO PARA O MUNICIPIO? Gente, afinal de conta onde se encontra a nossa postura? É por isso que tenho repetido, nós não estamos em um tribunal para julgarmos!!!!!…….

  5. Sebastião Santos da área Itaqui-Bacanga

    Luis Pablo, desconsidere o primeiro comentário.

  6. Sebastião Santos da área Itaqui-Bacanga

    Gente, nós temos tantos problemas para nos preocuparmos, vamos se preocupar logo com a vida de ALUÍSIO MENDES! E se ele foi segurança do Presidente Sarney? O que tem nisso? Eu entendo como um gesto sereno e de reconhecimento de um patrão pelo seu ex funcionário, parabéns Presidente Sarney pela sua lealdade a seus ex empregados, isso é uma demonstração de grandeza. Querem saber, eu acredito que quem for contra é porque está com inveja.

  7. RAIMUNDO DA VACA

    Sebastião, desculpe amigo más esse seu comentário é totalmente fora de sentido quem não percebe que voçê que ganhar STATUS? que ganhar uma boquinha no governo também né? kkkfala serio

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários