Tribunal de Justiça condenou mais de 30 gestores públicos nos últimos 24 meses
Trinta e um prefeitos e ex-prefeitos foram condenados pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), entre 2012 e 2013, por envolvimento em algum tipo de crime no exercício do cargo.
As penas variam de perda de cassação de mandato à prestação de serviços à comunidade. No mesmo período, a Corte recebeu 38 denúncias contra gestores públicos municipais, apresentadas pelo Ministério Público do Estado.
Entre os crimes que levaram os prefeitos e ex-prefeitos à condenação incluem-se improbidade administrativa, atraso ou fraude na prestação de contas, lesão ao erário público, desvio de verbas, falsidade ideológica, contratação de servidores sem concurso, fraude em licitações, falta de comprovação de aplicação de recursos do Fundo Municipal de Saúde (FMS), má aplicação dos recursos do FUNDEB, fragmentação de despesas e dispensa irregular de licitações.
De acordo com levantamento do Tribunal, foram condenados, em 2012, os prefeitos Raimundo Galdino Leite (São João do Paraíso), Mercial Lima de Arruda (Grajaú), João Batista Freitas (São Vicente Férrer), Agamenon Lima Milhomem (Peritoró), Lenoílson Passos da Silva (Pedreiras), Antonio Marcos de Oliveira (Buriticupu), Francisco Xavier Silva Neto (Cajapió), Glorismar Rosa Venâncio, a Bia Venâncio (Paço do Lumiar), Lourêncio de Moraes (Governador Edison Lobão), Rivalmar Luís Gonçalves Moraes (Viana), Cleomaltina Moreira (Anapurus), Socorro Waquim (Timon), José Ribamar Rodrigues (Vitorino Freire), Manoel Mariano de Sousa, o Nenzin (Barra do Corda), João Alberto Martins Silva (Carolina), José Francisco dos Santos (Capinzal do Norte) e Ilzemar Oliveira Dutra (Santa Luzia).
Constam ainda os ex-prefeitos Raimundo Nonato Jansen Veloso (Pio XII), José Reinaldo Calvet (Bacabeira), Francisco Rodrigues de Sousa (Timon) e Jomar Fernandes (Imperatriz).
Na lista de gestores e ex-gestores que sofreram condenação, em 2013, constam Francisco Xavier Silva Neto (Cajapió), Deusdedith Sampaio (Açailândia), Ademar Alves de Oliveira (Olho D’água das Cunhãs), José Vieira (Bacabal), Francisco Rodrigues de Sousa, o “Chico Leitoa” (Timon), Cláudio Vale de Arruda (Formosa de Serra Negra), Ilzemar Oliveira Dutra (Santa Luzia), Maria José Gama Alhadef (Penalva), Raimundo Nonato Jansen Veloso (Pio XII) e Francisco das Chagas Bezerra Rodrigues (Riachão).
CASSAÇÃO – Foram punidos com a cassação do mandato os prefeitos Francisco Xavier Silva Neto (Cajapió) e Glorismar Rosa Venâncio, a Bia Venâncio (Paço do Lumiar), ambos por improbidade administrativa.
Além da pena de cassação, os desembargadores aplicaram penas de bloqueio de repasses estaduais e federais, detenção em regime aberto, convertida em prestação de serviços à comunidade, afastamento, pagamento de multa de cinco vezes o valor da remuneração e a inabilitação ao exercício de cargo ou função pública pelo prazo de cinco anos.
03/01/2014 às 16:21
[…] […]
03/01/2014 às 16:42
Como andam as investigações sobre agiotagem na Câmara Municipal de Vereadores? colocaram pra debaixo do tapete?
03/01/2014 às 19:57
tenho certeza que o numero de corruptos que receberam liminar para continuar no corgo foi muito maior, faça um levantamento.
03/01/2014 às 20:36
SEI…. A REPOSRTAGEM OFICIAL DO CNJ COLOCA O MARANHAO NOS PIORES LUGARES!!! DOM GUERREIRON SO SE PREOCUPOU COM A EMILIA!!!! POR ISSO QUE FOIA ABANDONADO…SE É QUE ME ENTENDES…
03/01/2014 às 22:21
E AGORA LASCOU,POIS UMA DAS PODEROSAS DO TJ EMPLACOU O PAI DE UM DEPUTADO,SEU GENRO,EM CARGO DE DIRETOR DO TJ MA,NUMA VERDADEIRA AFRONTA AO CNJ VEDETAO,QUE ESTÁ DEIXANDO ACONTECER MUITAS BANDALHEIRA NAS NOMEAÇÕES NOS ÓRGÃOS DO JUDICIÁRIO NO MARANHÃO.
AFINAL AONDE ESTA ESSE JUIZ REPRESENTANTE DO CNJ NO MARANHÃO QUE ESTÁ DEIXANDO A COISA AVACALHAR,ONDE ALTA CÚPULA DO TJ,A MENOS DE 30 DIAS DA POSSE JÁ IMPLANTOU UMA VERDADEIRA AVALANCHE DE NEPOTISMO DIRETOS E CRUZADOS……..ÊH UMA AVACALHAÇÃO AS AÇÕES DO CNJ.
04/01/2014 às 22:09
Meu ilustre blogueiro LUIS PABLO, aqui nesta matéria diz assim, entre os crimes que levaram os prefeitos e ex-prefeitos à condenação incluem-se improbidade administrativa, atraso ou fraude na prestação de contas, lesão ao erário público, desvio de verbas, falsidade ideológica, contratação de servidores sem concurso, fraude em licitações, falta de comprovação de aplicação de recursos do Fundo Municipal de Saúde (FMS), má aplicação dos recursos do FUNDEB, fragmentação de despesas e dispensa irregular de licitações.
Ai está ou estão os crimes, mais no termo ai escrito diz fala. DE CONTRATAÇÃO DE SERVIDORES SEM CONCURSO, pois acho que não é crime pois está previsto na CONSTITUIÇÃO DA REPUBLICA FEDERATIVA BRASIL, com humildade.
Edmilson Moura.
Blog Rebelde Solitário.
05/01/2014 às 00:06
MEU NOBRE COMO É QUE SE FAZ PRA JULGAR PELO MENOS UM DOS PROCESSOS DO MEGA, HIPER, GIGA, PLAY, PROTEGIDO PREFEITO DE MATINHA, O CARA TEM UNS 30 PROCESSOS NO TJ À ESPERA PARA SEREM JULGADOS, MAS ISSO NUNCA ACONTECE. SERÁ QUE O MUNDO ACABA E NÃO VEREI ESSE CORRUPTO NA CADEIA, QUERO VER SE O EDMAR CUTRIM VAI SEGURAR O PEPINO DELE ATÉ O MUNDO ACABAR. QUERO ACREDITAR QUE A JUSTIÇA EXISTE, MAS SÓ DEPOIS DE VER ESSE CARA CONDENADO PELO TJ, TEM MUITAS PROVAS DE DESVIO DE RECURSOS, ESTADAS FANTASMAS, OBRAS INACABADAS, MAS ELE TEM MUITO PEIXE GRABDE QUE MEXE NESSAS MALAS.