Escândalo: “operador do SET” mantém há anos empresa na sede da SMTT

Por Luís Pablo Política
 

Uma grande bomba vai explodir na Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT). Um escândalo de corrupção jamais visto no país, vem acontecendo há anos na Prefeitura de São Luís.

Uma empresa que tem o controle de “quase tudo” na SMTT, vem funcionando dentro do órgão público. A empresa Consulttrans-Consultoria Especializada Ltda. usa as instalações da secretaria (telefone, água, luz, entre outras coisas) para atender seus fornecedores.

Empresário Manoel Cruz

Empresário Manoel Cruz

No endereço informado à Receita Federal (veja abaixo), a Consulttrans está registrada na residência do empresário catarinense Manoel Cruz Júnior – considerado um homem intocável – que foi nomeado na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, como coordenador de planejamento na SMTT.

Entra e sai gestor, o empresário sempre mantém as mesmas regalias na pasta, usufruindo de toda estrutura da secretaria para atender interesses de sua empresa.

O Blog do Luis Pablo descobriu que o Sindicato das Empresas de Transportes (SET) é que tem interesse direto pela permanência de Manoel da Cruz na SMTT. Ele seria uma especie de “operador do SET”. É dele, por exemplo, a responsabilidade da liberação para circulação das frotas de ônibus.

Por lei as frotas devem circular no máximo em 10 anos, mas a maioria dos ônibus que rodam na capital maranhense tem mais de 15 anos nas ruas. Por isso, a precariedade no transporte público.

Manoel Cruz Júnior mantém seus tentáculos há doze anos na Prefeitura de São Luís, quando fez a implantação dos terminais. Sua empresa sempre recebe através de aditivos, renovando os contratos a cada nova administração.

Para se ter ideia, o empresário catarinense tem “moral” até para empregar motorista ou cobrador nas empresas de ônibus. Ele é quem recebe pessoas de comunidades – sempre às terças e quintas – para determinar a implantação de uma nova linha para circular nos bairros.

É Manoel Cruz também o responsável pela contratação de empresas de fora, que prestam serviços para SMTT.

Quando os usuários de ônibus reclamam das máquinas de recarregar os cartões de transporte estarem fora do ar, é o empresário o responsável por desativar o aparelho, sempre que a prefeitura atrasa o contrato.

Um verdadeiro abuso, que o Ministério Público deve tomar as medidas cabíveis para apurar a denúncia.

Empresa

8 comentários em “Escândalo: “operador do SET” mantém há anos empresa na sede da SMTT”

  1. José João Macedo

    Valeu Pablo!!!! continue denunciando essas quadrilhas o povo agradece.Abraços.

  2. lampião

    Amigo blogueiro, vc vai ver o que vai acontecer em seguida. Tudo vai ser abafado. temos a pior frota de transporte do país, empresários alegam que estão operando com prejuízos, mas… se vc tem uma empresa ou comercio, e ela dá prejuízo, vc a mantem funcionando mesmo tendo prejuízo durante anos??? Pensem…

  3. JAMIL BOMBA

    EITA!!!! É BOM INVESTIGAR O DETRAN TAMBÉM, POIS O VEICULO DO DEPUTADO ROBERTO COSTA QUEM PAGOU FOI O DETRAN. E AÍ, NÃO VAI TER INVESTIGAÇÃO?? ALÔ MINISTÉRIO PÚBLICO!!!

  4. rosa

    Sempre foi assim todos os Prefeitos nunca tira o Sr. Manoel Cruz do comendo ele é o cara que segura a SMTT no braço com todos os empresários a moral é muito grande com todos os funcionários todos que trabalha na sala da gerencia são concursados, sp e cargo comissionado todos recebem também horas extras que ele consegue na pressão os empresários todos amigos dele primeiro passa por eles a conversa depois assim vem o secretário, ele é conhecido como o homem da mala preta.

  5. JAMIL BOMBA

    ESSA ROSA SABE MUITO, DEVE FAZER PARTE DESSE SUPOSTO ESQUEMA, OU É COMPRADA POR ALGUM MAL INFORMADO QUE QUER VER O INFERNO NA PREFEITURA OU É UMA GRANDE MENTIROSA QUE QUER SE APROVEITAR DESSA SITUAÇÃO.

  6. Ribeiro

    Vamos lá Prefeito Edivaldo, esse cara usa e abusa da SMTT, há tempos, nós que estamos nas comunidades é que sabemos como é o leão em pele de cordeiro.

  7. revoltada

    eu não acredito q esse cara vá deixar de sugar essa secretaria, ele perdura desde a gestão do ex prefeito Tadeu e ningum nunca conseguiu tirá- lo da smtt. Na linha do calhau litorânea devem rodar 15 ônibus, porem só rodam sete, oou seja, se 7 levam o povo feito sardinha, pra q colocar o q determina a ordem de serviço?? os empresários sabem q sempre irão receber pelos 15….

  8. Rodrigo

    Esse MANOEL CRUZ foi citado no tempo da fraude dos cartões de transportes que ficava uma pessoa na empresa só passando o cartão de VALE TRANSPORTE e nada aconteceu com ele, Esse é realmente FORTE.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários