Detran alerta motoristas para cuidados básicos ao viajar na Semana Santa
Durante o feriado prolongado, alguns trechos merecem atenção redobrada dos motoristas que vão pegar a estrada neste feriadão de Semana Santa. Casos da BR-135, na região conhecida como Campo de Perizes; da BR-010, de Carolina a Itinga; BR-316, de Boa Vista do Gurupi a Timon; BR-222, de Chapadinha a Açailândia, e da BR-230, de Grajaú a Carolina, além da BR-402, de Bacabeira a Barreirinhas. O alerta é do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) .
De acordo com os dados da Operação Semana Santa, da Policia Rodoviária Federal (PRF), no ano de 2013, foram registrados 44 acidentes e 2 mortes nas estradas federais que cortam o Maranhão. Entre as principais causas, estão ultrapassagens imprudentes que ocasionaram colisões.
Para garantir uma viagem segura é primordial que o condutor do veículo respeite as leis de trânsito. Outro alerta é sobre o uso obrigatório do cinto de segurança, do capacete para os motociclistas e o respeito à velocidade máxima permitida nas rodovias. Além disso, o motorista deve fazer a revisão no automóvel antes de pegar a estrada.
O Código de Trânsito Brasileiro, Artigo 27, estabelece que antes de colocar o automóvel em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como verificar se o veículo tem combustível suficiente para chegar ao local de destino. Fazer a devida checagem garante a segurança do condutor e demais passageiros, além de possibilitar a devida fluidez no trânsito, principalmente em se tratando de um período de intenso movimento, como o feriadão da Semana Santa.
Dicas para quem vai pegar a estrada:
– Verifique se os documentos do veículo e do condutor estão em ordem e deixe-os em um local de fácil acesso no caso de ser parado em uma blitz policial.
– Fique atento aos itens de segurança do automóvel, conferindo a validade do extintor de incêndio, verificando o funcionamento e o estado de conservação de pneus, sistema de iluminação, freios e limpadores de pára-brisa.
– Calibre o estepe antes de viajar, pois caso ele esteja murcho a troca não vai adiantar.
– Use sempre o capacete afivelado;
– Com o tempo chuvoso, os perigos nas estradas aumentam, por isso, ao perceber acúmulo de água na pista diminua a velocidade; acenda as lanternas e os faróis baixos, para facilitar que seu carro seja visto por outros condutores; evite frear de maneira brusca, para não travar as rodas e derrapar por falta de aderência e se tiver de passar por um trecho alagado, verifique a altura da água. Até a metade da roda, você tem condições de dirigir. Acima disso, o veículo fica exposto a panes mecânicas.
(As informações são da Assessoria)