Lobão Filho já consolidou candidatura na classe política, diz Gastão Vieira

Por Luís Pablo Política
 

O Estado

O deputado federal Gastão Vieira, pré-candidato do PMDB ao Senado, avaliou ontem para O Estado o desempenho do colega de partido, senador Lobão Filho, na disputa pelo Governo do Estado. Lobão Filho está há duas semanas trabalhando sua pré-candidatura para a sucessão da governadora Roseana Sarney (PMDB).

Para Vieira, Lobão Filho tem-se movimentado bem desde que foi escolhido pelo grupo da governadora como pré-candidato e conclui o “primeiro ciclo” da pré-campanha de forma acertada, com uma “importante reunião” de lideranças, marcada para a próxima quarta-feira.

Deputado Gastão Vieira

Deputado Gastão Vieira

“O senador Lobão Filho movimentou a cena política. Em duas semanas, ele conseguiu deixar todo nosso grupo verdadeiramente animado com essa nova perspectiva”, disse.

O deputado acredita que o pré-candidato conseguiu reacender o ânimo para a disputa. “Com essa movimentação intensa, com essa busca por apoio, ele conseguiu criar ânimo para a disputa dentro do grupo”, avaliou.

Vieira entende, contudo, que essa é apenas a primeira missão. Na opinião dele, depois de garantir o engajamento da classe política, será a hora de transformá-lo em apoio popular.

“Como se diz no popular, Lobão Filho está batendo a massa do bolo, fazendo ela inchar. Ele está num momento de consolidação na classe política, mas depois disso precisamos ouvir a outra ponta, o eleitor, que é quem decide se o candidato é bom ou não”, completou.

Nacionalização – Ex-ministro de Turismo, Gastão Vieira acredita que o fato de o adversário Flávio Dino (PCdoB) ter-se aliado ao PSDB deve aumentar o apoio que Lobão Filho receberá do PT, da presidente Dilma e do ex-presidente Lula.

Segundo ele, Dino transformou uma disputa que seria local em um caso nacional, ao pedir a bênção do senador Aécio Neves. O ato foi ainda mais emblemático porque aconteceu apenas dois dias depois de o ex-presidente Lula receber Lobão Filho e o seu pai, o ministro Edison Lobão (PMDB).

“A presidente não admite essa aproximação com o PSDB, como não admitiria se fôssemos nós a nos aproximar dos tucanos. Isso favorece o nosso candidato, que já tem apoio do Lula e, agora, certamente terá ainda mais apoio do PT e da presidente Dilma”, analisou.

Deputado quer pesquisa para definir nome para o Senado

Buscando indicação do PMDB para candidatura ao Senado, o deputado federal Gastão Vieira defende que o partido realize uma pesquisa de intenção de votos para apontar o representante da legenda na eleição de outubro deste ano.

Além dele, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo, também mantém o projeto de candidatura pelo partido.

Segundo Gastão, a realização de uma pesquisa eleitoral para a definição do candidato antes de uma convenção seria menos democrático. Se os dois pré-candidatos aceitarem os termos, quem estiver pior posicionado abdica da pré-candidatura e apoia o mais bem posicionado.

“Seria um exemplo de democracia. Não há necessidade de esticar isso até uma convenção. Realiza-se uma pesquisa. Se ele [Arnaldo Melo] estiver melhor, eu o apoio. Se eu estiver melhor, ele me apoia. É simples. Sem traumas”, disse.

No início da semana, o próprio Arnaldo Melo já havia falado em consenso para a escolha do candidato a senador.

Historicamente, o nosso grupo sai unido e dessa vez não será diferente. Tenho muito carinho e respeito pelo Gastão Vieira, em alguns locais somos votados juntos inclusive, mas a definição será do nosso grupo, pois prevalecerá o consenso. Vai chegar o momento em que um será o candidato com o apoio do outro”, destacou o presidente da Assembleia.

Mais

Gastão Vieira chegou a disputar a indicação para o Senado com o próprio Lobão Filho. Atualmente, estão na briga, além dele, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), e o PTB, que ainda não apontou quem é seu pré-candidato.

2 comentários em “Lobão Filho já consolidou candidatura na classe política, diz Gastão Vieira”

  1. Tets

    O PTB não disputa com ninguém simplesmente pq eh um partido e pode indicar qualquer um dos seus afiliados para disputar a vaga de senador. O PTB faz o q quiser. Manoel Ribeiro e Pedro Fernandes são irmãos e não estão disputando nada com ninguém eles simplesmente tem o poder de indicar quem eles quiserem para ser candidato a Senador. Se quiserem podem até coligar com PSDB e lançar Castelo como candidato da coligação, eles podem coligar com o PMDB, podem coligar com o DEM, podem fazer o q quiserem eles são donos do seu próprio partido. Diferente de Gastao e Arnaldo Melo q só ficam no desejo de ser mas não possuem poder de decidir nada… Mesmo q muitos não queiram aceitar Manoel Ribeiro da as cartas nessa composição de chapas… Mesmo sem ser presidente da assembleia legislativa Manoel Ribeiro mostra a Arnaldo Melo e Gastao Vieira como eh q se comporta um político experiente e dono do seu destino. De q vale ter sido ministro ou ser presidente da assembleia legislativa se vc não manda no seu próprio destino. Manoel Ribeiro mesmo fazendo parte da base de sustentação do governo sempre buscou um partido diferente. Sempre buscou ter o seu próprio partido. O q Arnaldo Melo nunca teve foi cacife pra comandar um partido só dele. Até Zé Reinaldo tentou tomar o PTB de Manoel Ribeiro mas não conseguiu. De q adianta ser presidente da Assembleia e apoio de alguns deputados se não eh presidente de nenhum partido. Mesmo q alguns não queiram vão ter q reconhecer q quem da as cartas eh o PTB

  2. Aleksandro

    Este cidadão é um verdadeiro parasita. Eu que acompanho politica, não vejo qualquer ação, em prol do povo Maranhense. Totalmente inerte!
    Só aparece em razão de estar sempre ao lado, da família Sarney, caso contrário é um morto político, igual a José Reinaldo.
    Candidato a Senador, deveria ser, sem dúvida alguma: PEDRO FERNANDES, esse sim, tem história.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários