Fábio Câmara aponta meios para subsidiar passe livre em São Luís

Por Luís Pablo Política
 

fabioA proposta de concessão do passe livre estudantil no transporte público é possível e tem alternativas para acontecer na capital maranhense. A opinião é do presidente da Comissão de Transporte da Câmara Municipal de São Luís, vereador Fábio Câmara (PMDB), que defendeu a implantação da proposta para beneficiar os estudantes ludovicenses, durante audiência pública realizada nesta quarta-feira (14), no plenário da Casa Legislativa.

Os subsídios para viabilizar o benefício, segundo Câmara, podem vir de diversas formas, como, por exemplo, através de parcerias entre Município e Estado. No entanto para que a teoria vire prática é preciso que haja vontade do prefeito Edivaldo de Holanda Júnior (PTC).

— O projeto do passe livre depende da prefeitura e depende principalmente do fechamento de acordos entre Município e Estado para que a proposta seja efetivada já que o sistema de transporte envolve toda uma Região Metropolitana e necessariamente demanda de parcerias entre Governo e Prefeitura. Senão houver uma parceria, o sistema não anda — disse.

 O vereador aponta possíveis meios que poderiam “pagar a conta” da tarifa zero para estudantes. A desoneração de impostos como IPVA e ICMS para compras do diesel, dos insumos foram algumas das sugestões apresentadas pelo parlamentar.

— A presidente Dilma já zerou o PIS e Cofins das empresas de transporte urbano. A Prefeitura já beneficiou o setor com remissão e a redução do ISSQN, porém, mesmos com todas essas vantagens ainda temos em São Luís um transporte de péssima qualidade. Mas tem ainda uma solução para ajudar a resolver essa questão e poderia ajudar na implantação do passe livre para estudantes: uma parceria do Município com o Estado visando a desoneração do IPVA e ICMS para compras do diesel, dos insumos — afirmou.

Fábio também sugeriu um combate à fraude no sistema que, segundo ele, gira em torno de 21% para estudantes e 21% para idosos. Além disso, o peemedebista acredita que, com a implantação da biometria facial e a licitação do transporte público poderiam ajudar na discussão de implantação da proposta.

— A prefeitura reconhece que não tem projeto para melhorar o setor tanto que até hoje o TAC que estabelece o marco regulatório do serviço não foi cumprido. Não existe nenhuma fiscalização que visa coibir o uso indevido da carteira de gratuidade que gira em torno de 21% para estudantes e 21% para idosos. A proposta do passe livre poderia ser resolvida se a prefeitura tivesse interesse em sua implantação, mas não tem nenhum interesse, tanto que nunca instalou a biometria facial nos coletivos e sequer cumpriu os acordos para licitação do transporte público —, declarou.

9 comentários em “Fábio Câmara aponta meios para subsidiar passe livre em São Luís”

  1. Renata barbalho

    Bota ai nos venenos… Ontem o ladrão do frank neto estava no maior amor com tua ex cunhada jantando no coco bambu. Eu estava do lado e vi tudo, ele falou pro garçom que queria o melhor vinho, na hora de pagar a conta o cartão não passou, ela ofereceu o cartão dela e ele não aceitou. Ele ficou questionado que era problema da maquina, ficou todo constrangido. Disse ainda pro garçom que era vereador de raposa o garçom disse que não sabia nem o que era raposa… Ele disse que queria falar c o gerente e o garçom fosse que era impossível, ele questionou que so estava c cartão,
    Ficaram lá uns 40 minutos esperando um amigo dele que levou dinheiro pra ele…. Kkkkk será se quebrou!??

  2. Richard Pontes

    Tenho certeza q por parte do prefeito Edivaldo esse projeto sai, agora se depender de Roseana, ñ vai sair mesmo do papel.

  3. Armando Pinto

    Esse pau mandado é um desorientado.

  4. Farias

    Eu não consigo acreditar nas boas intenções desse vereador vendido a Ricardo Murad. Ele é vereador, mas vive nas entocas do Hospital Geral plantando o terror. A comunidade em que ele foi votado, não acredita mais na miguelagem dele.

  5. Enzo

    Esse Fábio Câmera não sabe de nada!!! Como ele pode abrir a boca pra dizer que depende da boa vontade do prefeito??? Se até hoje não houve nenhum tipo de parceria entre o governo e o município, é total culpa dessa Roseana!!! E isso não é de agora!!! Todas as malezas que vivemos, total culpa é desse governo bandido, que só se preocupa em ficarem mais ricos!!!

  6. Lorena Meireles

    Essa proposta e consequentemente projeto se depender do prefeito com certeza sai. O prefeito, apesar das inúmeras dificuldades, está fazendo aos poucos algo pela nossa São Luís, que, muito antes dele , tinha sido jogada para as cobras comerem. Agora esse Fábio Cãmara, que na Câmara não faz nada não ser querer dar porrada nos outros. Fiquei horrorizada com q ele fez. Não tem nem moral pra falar. Vereador violento.

  7. Armando

    Esse safado não tem nem vergonha de falar em parceria entre Estado e Municipio, quando sabemos que a governadora nunca deu assistencia a nenhum dos municipio, muito menos à Capital. Prova do abandono da governadora é a cidade de Bacuri que enquanto as crianças andavam em paus-de-arara, ela guardava cerca de 100 onibus escolares, esperando por algum evento politico que desse visibilidade a entrega. Esse Fábio Camara é farinha do mesmo saco, corrupto que usa as necissidades da população para fingir estar do lado do povo.

  8. Marcelo Farias Brito

    Desequilíbrio em forma de vereador… Que já o viu com um microfone na mão ou em reunião com colegas vereadores sabe do que estou falando: desrespeitoso, prepotente e, o que todos já sabem, mau caráter.

  9. RAFAEL

    É UM LOUCO ESSE FÁBIO CÂMARA VOLTA PRO NINA QUE LÁ QUE É TEU LUGAR, LOUCO!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários