Detran moderniza área de atendimento

Por Luís Pablo Política
 

Os usuários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) passam a dispor de mais conforto e agilidade nos serviços com a inauguração, nesta terça-feira (3), da obra de modernização do hall de atendimento do órgão. No espaço de 1.226 metros quadrados foram instalados 40 guichês de atendimento, balcão de informações e protocolo de atendimento com quatro guichês e um setor de foto e assinatura digital expandido para cinco guichês com mobiliário novo, inclusive com cadeiras específicas para o usuário tirar a foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Foto 1 inauguração do hall Detran foto Handson Chagas

“A determinação da governadora Roseana Sarney é de que o Detran atenda bem, com rapidez e transparência. E nossa preocupação sempre foi com os usuários, com a população maranhense. Foi pensando nisso que toda a equipe pensou este projeto de um Detran moderno, com conforto, onde o usuário chegue e seja bem atendido e saia satisfeito”, disse o diretor geral do órgão, André Campos, durante a inauguração.

O diretor contou que a meta é transformar o Detran do Maranhão em um dos melhores do Brasil. Ele destacou que o órgão do Maranhão é um dos mais ágeis do país em atendimento. “Estamos conseguindo manter a meta, que é do processo passar no máximo 24 horas em cada setor e muitas vezes o processo passa por todos os setores nesse mesmo tempo. E isso é o resultado que estamos vendo: uma população melhor atendida e mais satisfeita”, completou André.

A solenidade de inauguração contou com a participação do secretário de Estado de Segurança, Marcos Affonso Moraes Jr; do comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Zanoni Porto; da delegada geral da Polícia Civil, Cristina Resende; do inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Antônio Norberto, diretores e funcionários do órgão.
O secretário Marcos Affonso Jr, afirmou que as melhorias realizadas no Detran mostram o interesse do Governo do Estado em atender bem a população. “Aqui o usuário ganhou mais conforto e agilidade no atendimento e, com certeza, sai mais satisfeito com o serviço que reflete também o compromisso do diretor do órgão André Campos que é uma pessoa jovem e que tem feito um grande trabalho”, observou o secretário.

A delegada geral e o comandante da PMMA também salientaram as mudanças realizadas no órgão. “Somos parceiros no trabalho desenvolvido pelo Detran e ficamos felizes de ver o órgão tão bem estruturado e seus usuários satisfeitos com o serviço”, disse o coronel Zanoni. “É uma alegria ver o serviço público funcionando de forma tão eficiente”, completou a delegada Cristina Rezende.

Melhorias

Dentro do projeto de modernização foi adquirido um novo sistema de gerenciamento de senhas de atendimento, com totens de autoatendimento touch screen, e monitores de led de 42 polegadas, que vai proporcionar ao Detran saber quais os serviços mais solicitados e, com isso, poder reforçá-los.

A obra incluiu, ainda, o mobiliário que foi remodelado e readequado, com divisórias em vidros temperados em todo o saguão. No total, foram adquiridas mais de 275 cadeiras para o atendimento. O Detran investiu, também, na climatização do hall.

O órgão ganhou novas redes lógica e elétrica. A rede lógica do tipo lan, categoria 6, tem uma capacidade de transmissão de dados de 250 megahertz, o que implica numa taxa de transmissão mais que o dobro da antiga rede. A rede elétrica foi totalmente reestruturada, inclusive, com a separação de setores específicos para os condicionadores de ar, luminárias e computadores.

Foram adquiridos três nobreaks Dx 20 kVA de grande porte para evitar o desligamento do sistema e a reativação do gerador do órgão, o que assegurará melhorias para o órgão, pois vai evitar que, em uma possível queda de energia, os servidores e o sistema caiam, danificando equipamentos e interrompendo os serviços. O hall ganhou uma nova fachada de vidro e banheiros totalmente reformados.

Estacionamento ampliado

Outra melhoria foi à ampliação do estacionamento com mais 130 vagas, que somam agora 218, exclusivas para automóveis, sendo 20% reservadas para portadores de necessidades especiais e idosos. Para os motociclistas, foi construída uma área de 290m², reservada e murada com capacidade para 80 vagas. Uma nova sinalização vertical e horizontal do pátio foi realizada e uma área isolada para veículos aprendidos foi construída. Desde 1992, o Detran-MA não passava por uma reforma desse porte.

“Para nós, é uma satisfação trabalhar em um ambiente assim”, disse a coordenadora Nazaré Nunes, que é funcionária no órgão há 20 anos. “A satisfação é tanto do usuário quanto dos funcionários”, completou. O técnico de informática, Antônio Martins, também elogiou as melhorias. “Já havia vindo aqui outras vezes e hoje o que estamos vendo é um ambiente bem projetado com um atendimento mais rápido e um espaço de espera bem confortável”, observou.
Quem também está satisfeito com o que classificou como “novo Detran”, é o despachante e funcionário de autoescola, Agnaldo Frazão. “Temos aqui uma estrutura física moderna e confortável, mas o que comemoramos acima de tudo é a rapidez no serviço, que agora está 100%”, comemorou Frazão.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários