Justiça condena Edinho como ficha suja; Governo pode mudar de candidato
No Palácio dos Leões, a cúpula já se reuniu para discutir a mudança de nome do novo sucessor da governadora Roseana Sarney.
Edinho Lobão foi condenado pela Justiça Federal a 16 meses de detenção por desenvolver clandestinamente atividade de telecomunicações na cidade de São Matheus – Ma. Ele foi acusado de irregularidades no uso de sua empresa de TV.
A condenação do peemedebista repercutiu na sessão de hoje, dia 3, da Assembleia Legislativa do Maranhão.
O líder da oposição, deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB), disse que “nenhuma mentira ficará sem resposta, nenhum ataque ficará sem combatividade, por que o povo do Maranhão merece saber quem é o candidato [Edinho Lobão] que se dispõe a ocupar o cargo de governador do Maranhão”.
O certo é que Edinho Lobão não tem condições de continuar candidato, porque a lei prevê que quem é condenado não serve para a ocupar qualquer cargo público.
E isso é fato.
03/06/2014 às 19:11
SÓ NO MARANHÃO, UMA PESSOA FICHA SUJA SER PRÉ CANDIDATO A UM CARGO POLITICO. O RETRATO DO MARANHÃO, MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUÍZO. DIGO MAIS, VEM UMA BOMBA QUE NINGUÉM ESTÁ ESPERANDO, MAIS VEM AGUARDEM.
OBS.: ESSA É UMA BOMBA QUE NEM A IMPRENSA SABE E NEM DESCONFIA SUA ORIGEM.
03/06/2014 às 23:46
Esse ai vai cair já. E pode trocar todo dia o governador será Flávio Dino.
04/06/2014 às 08:31
Mas, pelas informações, esse processo já prescreveu. Ou não?
Mas concordo e vejo Flavio Dino como o nosso próximo Governador.
Só espero que não decepcione os Maranhenses.
04/06/2014 às 10:06
O processo prescreveu e pronto, a condenação fica sem efeito.
Para de forçar a barra Luis Pablo, os caras não vão de dar mesada, vc extrapolou e chateou a todos.
04/06/2014 às 11:12
A condenação existe embora seja extinta a punibilidade, isto porque houve demora no julgamento do feito, ou seja, está condenado, e a fixação da pena serviu com parâmetro, in concretum, para o decreto de prescrição da punibilidade, de modo que o apenado, por este motivo, não cumprirá pena se lhe imposta, todavia, não será mais réu primário, eis que condenado, e assim, por reflexo, aplicar-se-á ao caso o impedimento prevista na Lei da Ficha Limpa, ainda que o caso seja pretérito, pois necessário é ao postulante de cargo eletivo a candura que não se avista a quem condenado está, porém isento de cumprir a pena ante extinção da punibilidade pelo lapso temporal que atraiu a prescrição desta. É culpado, porém isento de pagar penalmente pelo crime que cometeu. Está inelegível sim.! vai ser impugnado pelo MPF, TRE julgará favorável (politicagem), o TSE (talvez) mas no STF, o pau canta. Por isto, e outros motivos, o staf do grupo Sarney já se movimenta em torno de João Alberto, e no caso, sendo Carcará o candidato, o Flávio já era.
04/06/2014 às 12:49
Caro jorge, com todo respeito, vc falou besteira demais.
A prescrição apaga tudo, até a própria condenação.
Explico. Edinho foi condenado, mas antes de transitar em julgado a própria justiça decretou a prescrição e desnecessidade de se julgar o recurso interposto. Não houve transito em julgado da condenação, portanto.
Se sua tese fosse correta, o Edinho teria todo direito de ver o seu recurso julgado pelo Tribunal, para provar sua inocência.
Mas como não restam quaisquer efeitos da condenação, tal sequer é necessário.
04/06/2014 às 13:53
Sabe o que vai acontecer???? NADA!!!!!!!!!! Com essa INjustiça não acontecerá NADA!!!!!
13/06/2014 às 10:08
Edinho já deve ter oferecido 30% para esse Juízes o absorverem, sabe no que vai dar?
Nada!!! Como sempre, mas assim é melhor, porque nessas eleições eles vão perder. Vai
sair tão pobre sobre ele, que nós é vamos ficar com vergonha de termos um Senador
desse porte, “nojento”.