Sarney é sócio de acusado de intermediar propina ao Governo do Maranhão
Segundo depoimento de Meire Poza à Polícia Federal, revelado nesta segunda pelo Jornal Nacional, a propina teria sido paga ao governo para que a empresa UTC/Constran furasse a fila dos precatórios e recebesse os 120 milhões de reais que o governo do Maranhão lhe devia antecipadamente.
Segundo a contadora, no dia 10 de setembro de 2013, houve uma reunião para acertar os detalhes do acordo com João Guilherme Abreu, a procuradora-geral Helena Maria Cavalcanti Haickel e mais dois integrantes do governo.
Depois disso, os pagamentos foram liberados. Até o momento, 33 milhões de reais já foram pagos. Youssef receberia 12 milhões de reais por ter intermediado o acordo.
Ainda segundo a contadora, um assessor do governo teria dito a Adarico Negromonte, irmão do ex-ministro das Cidades Mário Negromonte, que 300 000 reais entregues por ele como parte do acordo era pouco e por isso teria que consultar a governadora Roseana Sarney para saber se ela aceitaria apenas essa quantia.Abreu é um dos três administradores do shopping Jaracati junto com Ana Clara Murad Sarney, neta do senador e filha de Fernando Sarney. No quadro societário do shopping constam três empresas: Adpart Administração LTDA (de propriedade de José Sarney, cuja procuradora é a neta Ana Clara) com 15% de participação, JGT Participações LTDA (de propriedade de João Guilherme de Abreu) com 22% e Niagara Empreendimentos LTDA (de propriedade de Severino Francisco Cabral) com 63%.
Não é a primeira vez que Abreu se envolve em negócios e confusões com a família Sarney. Tanto ele quanto Severino Francisco Cabral, o sócio majoritário do shopping, fizeram parte do quadro societário da Lunus Participações, antiga empresa de Roseana Sarney e do marido Jorge Murad.
Em março de 2002, a Polícia Federal encontrou 1,34 milhão de reais escondidos no cofre da empresa, que funcionava como comitê da pré-campanha de Roseana à presidência pelo então PFL. Depois de apresentar oito versões diferentes para explicar a origem do dinheiro – nenhuma delas convincente – a candidatura de Roseana acabou sendo sepultada. Espera-se que a polícia investigue a fundo essa rede corrupto-político-empresarial.O caso – A contadora participou de algumas das maiores operações do grupo acusado de lavar 10 bilhões de reais de dinheiro sujo, parte desviada de obras públicas e destinada a enriquecer políticos corruptos e corromper outros com o pagamento de suborno. Em VEJA desta semana, ela revelou que parlamentares notórios, partidos e empreiteiras participavam das tramas.
13/08/2014 às 10:09
Caro blogueiro estou com vergonha de ser maranhense pense em uma familia de bandidos que moral tem para governar nossa cidade e o cumulo quando sair do governo tem que ser preso so bandidos ricardo murad jose sarney fernando sarney roseana sarney gorge murad e uma quadrilha que tem que ser urgente desbaratada pf federal neles esperamos a hora de botar todos em pedrinhas so bandidos corruptos covardes esse povo sao capazes de tudo vc viu o que fizeram com o melhor funcionario da emissora deles isso e tradicao usam usam depois jogam fora mandam matar viram o que fizeram com deputado cutrim com o deputado davi alves silva e delegado luis moura e outros familia sarney sao covardes
13/08/2014 às 12:33
E os bilhões da Saúde?ninguém descobre?não é possível….
13/08/2014 às 17:43
Assim é facil construir shopping
13/08/2014 às 19:59
A reforma do Shopping vai de vento-em-pôpa. Uma torre de vinte andares está sendo contruída na parte de trás tudo com “recursos próprios”…