Bomba! Prefeituras de Trizidela do Vale, Itapecuru-Mirim, Chapadinha, Caxias e Codó são alvos da Operação Geist
Em entrevista coletiva, realizada nesta quarta-feira, 3, na Procuradoria Geral de Justiça, integrantes do Ministério Público do Maranhão, Controladoria Geral da União, Polícia Civil e Polícia Federal, deram detalhes da Operação Geist (fantasma em alemão), realizada no início da manhã de hoje.
De acordo com o promotor de justiça Marco Aurélio Rodrigues, coordenador do Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em 13 endereços de São Luís e um em Itapecuru-Mirim. Nove equipes formadas por policiais, delegados e técnicos dos órgãos envolvidos realizaram, simultaneamente, as ações de busca e apreensão.
No apartamento do empresário Fabiano de Carvalho Bezerra, localizado no condomínio Lakeside (Ponta da Areia), que seria o operador de um esquema de fraude em licitações e desvio de recursos públicos na Prefeitura de Anajatuba e em outros municípios maranhenses, foram apreendidos cheques em branco, contratos, computadores e outros documentos que podem ter relação com as supostas fraudes. Até um carimbo do Cartório Celso Coutinho, de São Luís, foi encontrado na residência.
Além do promotor Marco Aurélio Rodrigues, participaram da coletiva os delegados Luís Jorge, da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), Parente Júnior, da Polícia Federal, o chefe da Controladoria Geral da União (CGU) no Maranhão Francisco Alves Moreira, e o auditor Sérgio Junqueira, também da CGU.
Segundo o coordenador do Gaeco, a próxima etapa da investigação é a análise de todo o material apreendido, a fim de enriquecer o conjunto probatório. Ele acrescentou que os valores dos contratos com suspeita de irregularidades já somam mais de R$ 30 milhões.
A empresa A4, de propriedade de Fabiano de Carvalho Bezerra, possui contrato no valor de R$ 6 milhões com a Prefeitura de Anajatuba para prestação de serviços de transporte, inclusive o escolar, mas não possui um automóvel sequer.Francisco Alves, da CGU, informou que, além dos recursos federais desviados dos cofres públicos, as investigações detectaram que há recursos do Tesouro estadual e de fontes próprias do município de Anajatuba desviados pelo esquema de corrupção.
Entre as irregularidades já detectadas em processos licitatórios, a partir de auditorias da CGU, estão o direcionamento nas licitações, restrição à concorrência, contratos de fachada e pagamentos por serviços não executados.
Alves afirmou, ainda, que algumas das empresas beneficiárias do esquema não existem fisicamente no endereço declarado, não possuem funcionários, nem veículos e máquinas, embora uma delas tenha sido contratada para realizar a coleta de lixo.
OUTROS MUNICÍPIOS
Na entrevista coletiva, os integrantes dos órgãos de controle no Maranhão informaram que as investigações preliminares indicam que as mesmas irregularidades constatadas em Anajatuba podem estar ocorrendo em cerca de 30 municípios, entre os quais Caxias, Codó, Trizidela do Vale, Chapadinha e Itapecuru-Mirim.
04/12/2014 às 09:17
Se está mesma operação for feita na Cidade de Bacabeira pela policia federal e o ministério público eles vão ver como foi que o Ex. Prefeito Venancinho juntamente com toda sua familia e o atual prefeito e sua turma ficaram ricos da noite pro dia,mais eu tenho alguns documentos para entregar ao Dr, Marcos Aurélio para que o mesmo faça um diaguinostico de toda operação dos laranjas das empresas que prestam serviço para Prefeitura de Bacabeira. e já se comenta na Cidade que o Sr. Venancinho já anda escondendo documentos falcos até no rio de janeiro.
04/12/2014 às 13:13
A Policia Federal tem que vir urgente na cidade de Santa Inês.
04/12/2014 às 14:14
EM TIMBIRAS O EX- GESTOR NONATO PESSOA FEZ UM ESTRAGO MUITO GRANDE FRENTE A PREFEITURA. SUPER FATURAMENTO DE OBRAS NA EDUCAÇÃO, SUPERFATUROU REFORMAS E AMPLIAÇÃO DE ESCOLAS MUNICIPAIS- INCLUSIVE O PROMOTOR DA ÉPOCA DR. EDILSON SANTANA PEDIU A CASSAÇÃO DELE POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, DEIXOU DE PAGAR INÚMEROS FORNECEDORES DO MUNICÍPIO, NÃO EXECUTOU CONVÊNIOS COM O GOVERNO DO ESTADO PARA REFORMAS DE ESTRADAS VICINAIS , NÃO PAGOU O MÊS DE DEZEMBRO DOS PROFESSORES, ARROMBOU E DESTRUIU O IPAM , NÃO PAGOU OS MESES DE SET/OUT/NOV/DEZ/2012 DO VICE PREFEITO( CRIME DE RESPONSABILIDADE E IMPROBIDADE Q VAI TER Q RESPONDER ) E MUI DORAVANTE ANDA SOLTO PELA CIDADE COMO SE FOSSE UM CIDADÃO DE BEM, MAS UM DIA A CASA DELE VAI RUIR.
Deixe um comentário:
04/12/2014 às 17:31
Luís se vc observar na pasta que foi apreendida pela PF o município de Santa Luzia do tide está relacionado no esquema do carnaval 2013, que foi uma vergonha naquele ano, e um dos envolvidos junto com fabiano é um morador de Santa Luzia do tide o conhecido Manin braide ou Manin mentira é bom investigar porque aqui o prefeito Vera não faz nada e está cheio de empresas fantasmas por aqui. Abraços.
05/12/2014 às 11:02
BACABAL BACABAL BACABAL
PRECISA DE FISCALIZAÇÃO… PORQUE O PROCURADOR, MINISTERIO PUBLICO FEDERAL ETC TUDO SÃO VENDIDO….
05/12/2014 às 17:09
DR MARCOS POR FAVOR ALTO ALEGRE DO PINDARÉ AQUI A COISA TA FEIA, ESCUTEM ESSA A PREFEITURA TEM PRÉDIO PRÓPRIO SITUADO A AVENIDA JOÃO XXIII POIS A SRA ELIANE MARQUES IRMA DO PREFEITO E SECRETÁRIA DE ADMINISTRAÇÃO DONA DA CHAVE DO COFRE DA CIDADE CONSTRUIU UM PRÉDIO DE DOIS ANDARES E ESTÁ ALUGADO PARA A PREFEITURA SÓ POR TRINTA MIL REAIS POR MÊS, A OUTRA IRMÃ DO PREFEITO JÁ CAINDO OS DENTES TA ESTUDANDO NA BOLÍVIA MAIS A CASA DELA QUE SE COLOCADA A VENDA PODE VALER TRINTA MIL NO ENTANTO ESSA MESMA CASA ESTÁ ALUGADA PARA PREFEITURA POR QUATORZE MIL REAIS POR MÊS ENQUANTO O POVO DE ALTO ALEGRE PASSA FOME, A FARRA AQUI É VERGONHOSA POR ISSO ESPERO QUE ESSA OPERAÇÃO CHEGUE AQUI ANTES QUE SEJA TARDE. E MAIS AQUI TEM MUITA FESTA VIU ALGO ME DIZ QUE FABIANO PASSOU POR AQUIIIIIII
16/12/2014 às 10:33
AQUI EM ITAPECURU NÃO É DIFERENTE. AQUI O DESVIO DE VERBAS É ESCANCARADO. A MAIORIA DOS SECRETARIOS DO MUNICIPIO SÃO OS IRMÃO OU PARENTES PROXIMOS DO PREFEITO MAGNO AMORIM. AQUI O Nepotismo e A Corrupção GOVERNAM O MUNICIPIO. EITA ITAPECURU MIRIM