Deputado Júnior Verde quer criação do Departamento Aeroviário do Maranhão
O parlamentar destacou a carência de infraestrutura na referida área, principalmente no interior. “O Maranhão não tem um corpo administrativo de gestão que faça os encaminhamentos necessários desse importante setor, que pode trazer divisas para o Estado”, disse.
Segundo a indicação, o DAEMA seria um instituto auxiliador, que possibilitaria a destinação para o Maranhão de verbas dotadas para o transporte e negócios aeroviários, como as verbas já existentes no Fundo de Financiamento da Aviação Civil (FENAC). Tal reserva contempla programas que incentivam a mobilidade no transporte aeroviário, a exemplo do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA), cujo credenciamento está condicionado à realização de um Estudo para implantação de um Plano Aeroviário do Estado.
Júnior Verde lembrou do pronunciamento do deputado Léo Cunha, sobre a construção dos onze aeroportos previstos no Maranhão. “Mas é preciso planejamento, através de um Plano Estadual de Desenvolvimento Aeroviário, que inclusive foi iniciado no ano passado. Em 2012, perdemos quase R$ 170 milhões por falta realmente desse Plano. Então, precisamos dar condições técnicas para atrair recursos do Fundo de Financiamento da Aviação Civil”, acrescentou.
De acordo com Júnior Verde, o Departamento é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. “Eu sei da sensibilidade do nosso governador e vou solicitar audiência para que ele possa avaliar atentamente essa indicação. Quem vai ganhar é o Maranhão. E esse departamento vai significar um avanço extraordinário”, finalizou o parlamentar.
11/03/2015 às 15:37
E o departamento da “Jabiraca”? Quando irão criar?
12/03/2015 às 16:34
pow, num tem nem estradas e o cara já tá pensando no espaço aéreo. ou estaria já pensando nos aviõezinhos verdes??????????