Liderança indígena teme por sua vida após ser ameaçado pelos secretários Jefferson Portela e Márcio Jerry
“Quando você foi na aldeia pedir voto e apoio, os índios retribuíram e confiaram em você, mas no entanto o seu secretário Márcio Jerry tenta nos intimidar como fez comigo na sexta-feira juntamente com seu secretário Jefferson Portela. Hoje eu temo pela minha vida, porque hoje não temos mais uma democracia e sim o início de uma ditadura”, disse líder indígena Uirauchei.
A acusação liderança indígena é gravíssima, porque no dia em que foi ameaçado, um índio identificado como Messias Porfílio Guajajara desapareceu e nunca mais retornou a manifestação. O sumiço desse índio deixou o grupo indígena revoltado.
Todos permanecem acorrentados no plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão e só vão deixar o local após o colega da tribuna aparecer e o governador Flávio Dino for conversar com eles sobre a demanda das suas reivindicações para a melhoria das escoladas das aldeias.
Clique e veja o relato do líder indígena:
07/07/2015 às 17:32
Olha tudo bem que o Secretário de Segurança Pública não esta fazendo uma Gestão das melhores, porém ameaça não acredito que tenha acontecido e também ameaça por parte do Marcio Jerry a vida dos índios também não deve ter sido feita. Uma coisa é defender o Governo outra é ameaçar pessoas protegidas pela CRFB/88 acho que deve ser apurado se houve algo que extrapolou os direito dos indígenas, mais ameaça de morte se houve deve ser apurado e quem a fez responder. Agora o sumiço do índio é um problema que precisa ser elucidado e ai cabe a autoridade policial que esta a frente do inquérito responder. Lembrando que este incidente não tendo resultado no inquérito pode ser deslocado para Polícia Federal e ir para Justiça Federal, Direitos Humanos é coisa séria e deve ser assegurado pelo Estado do Maranhão seja qual for o governo da época. Caso Real – UPP Rocinha os policiais que estavam de serviço não souberam explicar o sumiço do AMARILDO, e até hoje um Major da PM do Rio encontra-se preso, e agora índios no Maranhão querem saber onde esta Messias Porfílio Guajajara. Cade o Indígena, Ministério Público, Comissão de Direitos Humanos, FUNAI, enfim cade quem defende os vulneráveis. A lembrando eles estão acorrentados na casa do povo e ai Deputados, agora é com vcs.
07/07/2015 às 18:53
ELES ESTÃO REIVINDICANDO QUALIDADE NAS ESCOLAS E O GOVERNADOR ESTÁ DISTORCENDO A PAUTA
07/07/2015 às 18:54
Caros amigos, sou indígenas e poço afirmar com precisão que esses indígenas que estão em São Luis, são usados por uma quadrilha de empresários corruptos que há muito tempo vinham dilapidando os cofres públicos, recebendo dinheiros do transporte escolar indígena sem trabalharem. GOVERNADOR, mande investigar a vida pregressa desses empresários que V. Exª, irá descobrir muita sujeira, esse Uierochen tem 20 carros na área indígena do Arame que nunca prestou um dia de trabalho. Chega de pagar por algo irregular, GOVERNADOR, use esses recursos para melhorar as escolas e a qualificação dos professores indígenas, quanto a merenda escolar, os diretores das escolas indígenas usam para fazer política
07/07/2015 às 19:13
O governo deveria mandar o batalhão de Choque da PM “libertar” esses índios, doar uma enxada para cada um e mandar fazer uma roça de mandioca, para Dilma fazer uma homenagem.
07/07/2015 às 19:58
Duvido que esse pilatra seja líder indigena. Deve ser mais um espertalhão que tenta estorquir dinheiro do governo, o seu , o meu ,o nosso dinheiro, para comprar Toyota Hilux e casa de luxo.
O custo de sustentar os índios no Brasil é um absurdo.
07/07/2015 às 20:28
O mpf esta omisso em defender o direito a escola, transporte e alimentacao escolar dos indios e nao os defende quanto a truculencia desse governo ditador.
07/07/2015 às 21:33
TÔ COM O SECRETARIO DE SEGURANÇA. BORRACHA NESSES VAGABUNDO QUE SÓ QUEREM VIDA MANSA E FUMAR MACONHA, E DIA E NOITE ROUBANDO E ATORMENTANDO A VIDA DO POVO SÓ SABE QUEM JÁ FOI REFÉM DELES PARA SABER COMO SÃO LADRÃO. TÔ COM O SEC. JEFFERSON PORTELA TACA NELES.
07/07/2015 às 22:00
E que esses indios fiquem espertos, se continuarem com a ´presepada o Rato Jerry convence o Portela a dar SUMIÇO numa meia duzia deles. Portela sabe das coisas, aprendeu com o ex sogro, o “bondoso e complascente” Zé Bomfim, AQUELE que gostava de enviar uns e outros para conversar com Deus ( se bem que muitos na verdade iam mesmo era conversar com o DIABO ).
Cuidado indiazada, senão essa dupla manda voces encontrarem antecipadamente o Deus TUPÃ.
07/07/2015 às 22:27
Quem disse que Delegado de carreira é bom gestor público?
Falastrão Portela entende muito mal de Direito Penal, de Direito Administrativo e boas práticas não entende nada.
Esse Falastrão na primeira reunião que marcou com empreiteiros chegou arrotando que ia prender quem desviou dinheiro público pelas inexecuções de obras.
Após o setor de engenharia expor que a própria SSP foi quem deu causa aos atrasos nas obras, ficou de boca calada sem ter o que falar.
A ânsia deste delegado é tão grande, que no afã de mostrar serviço demitiu até parentes dos seus irmãos de maçonaria, que só foram readmitidos após severas críticas dos maçons.
Falastrão Portela caiu de paraquedas na cadeira de secretário, e hoje, não tem 40% de todo o efetivo policial ao seu lado.
O que fizeram com a manifestação dos índios é uma prova disso, os orimeiros habitantes do Brasil, sendo cercados pela polícia e ameaçados por quem deveria defendê-los.
Onde está o MPF? Dr. Juracy, onde está Vossa Excelência que não defende os índigenas? Deixou a sua autonomia de lado para ficar sob a sombra do irmão do Governador!!!!
07/07/2015 às 23:07
O que esse aí tem de indio ele tem de quilombola. Fala serio!
08/07/2015 às 00:31
Esse governo so tem ……………………………………………………………………………….
Quero falar e de cara, aqui é facil
08/07/2015 às 12:47
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Eles querem é vida mansa porrada neles…
08/07/2015 às 18:54
O caro colega Sérgio Melo, aqui sintetiza claramente o perfil irresponsável do Jefferson xerife frouxo portela.
Com toda certeza, afirmo que o caro amigo tá sofrendo na pele e /ou convive com pessoas que estejam passando por problemas iguais.
Na certeza que Deus existe, tenho toda certeza que esse maldito não perdura nessa cadeira que ele tanto invejou. Esse despreparado, mentiroso, covarde, falastrao, irá sair dessa cadeira, jogado ao tempo como se joga um papel no lixo, pois ele sim é um lixo ambulante tal como o adudo de latrina que sai de sua boca e suas tripas.