Líder do Governo Dilma no Senado acaba de ser preso pela Polícia Federal

 

Folha.com

Senador Delcídio Amaral (PT­MS)

Senador Delcídio Amaral (PT­MS)

O senador Delcídio Amaral (PT­MS), líder do governo na Casa, foi preso na manhã desta quarta­-feira (25) pela Polícia Federal. A operação foi autorizada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) depois que o Ministério Público Federal apresentou evidências de que ele tentava conturbar as investigações da Operação Lava Jato.

Também foi preso o banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, que estaria envolvido nas irregularidades, e o advogado Edson Ribeiro, que atuou para o ex-­diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

O STF também autorizou a prisão do chefe de gabinete do senador e buscas na casa do petista em Mato Grosso do Sul.

Delcídio havia sido citado por Cerveró, que o acusou de participar de um esquema de desvio de recursos envolvendo a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA.

O senador teria até mesmo oferecido possibilidade de fuga a Cerveró em troca de ele não aderir ao acordo de colaboração com a Justiça, revelando as irregularidades da operação. A conversa foi gravada por um filho de Cerveró.

É a primeira vez que um senador é preso no exercício do cargo, já que a Constituição Federal só permite a prisão de parlamentar em crime flagrante. Nesse tipo de ação, de obstrução de investigação, a conduta é considerada crime permanente. É um dos poucos motivos que leva a corte a aceitar prisão preventiva de réu ainda sem julgamento.

O Senado deve ter que confirmar a prisão de Delcídio. A Constituição estabelece que em casos de prisão em flagrante “os autos serão remetidos dentro de 24 horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão”.

2 comentários em “Líder do Governo Dilma no Senado acaba de ser preso pela Polícia Federal”

  1. FALO A VERDADE

    PELO QUE ANALISEI SOBRE A PRISÃO DE DELCIDIO FOI INFUNDADA .DO. PROCURADOR JANOT , NINGUEM FUGIU , NINGUEM PAGOU 50MIL PRA NINGUEM MENSAL SÓ AI JÁ NÃO TEM FUNDAMENTO , SÓ FOI CONVERSA POR TELEFONE E GRAVAÇÕES, SEM AÇÃO DE NADA EM FLAGRANTE. O PROCURADOR ´SO QUER MIDIA MESMO O BRASIL VAI SABER QUE ELE É UM PESSIMO PROCURADOR, VAI CAIR POR TERRA ESSE PROCURADOR JANOT. O STF ESTÃO TODOS CADUCO

  2. Carlos

    Só leigo em direito. Mas quem está caduca é a lei. Mesmo que a intenção não baste para incriminar, mas já serve para mostrar que alguma coisa está errada. Homens públicos devem ser perfeitos. Se não quiser buscar a perfeição, deixe a política. Se quer ficar, então submeta-se a rigidez de quem comanda a justiça. O povo quer justiça, e o que aconteceu parece justiça para o povo. Mesmo que não esteja tecnicamente dentro da lei. Isso traz esperança e expectativa de mudança para o povo. A lei humana é imperfeita, não é exata, então já que a justiça humana não é justa, que se faça pelo menos aquilo que parece ser justiça.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários