Secretaria de Cultura continua sendo alvo de críticas no Governo Flávio Dino
Mesmo após a substituição de Ester Marques por Felipe Camarão na Secretaria de Cultura (Secma), as reclamações e descontentamentos com a pasta e, principalmente, com a equipe que faz parte dela continuam na mesma proporção.
O alvo das reclamações da vez é o projeto mais Cultura e Turismo que vem sendo realizado na Praça Nauro Machado às sextas e sábados. os artistas contratados para as apresentações não contam nem com camarim adequado. Passam uma hora e meia no palco e a única coisa que tem é água.
Além desses absurdos, os artistas que irão se apresentar no projeto são indicados exclusivamente pela secretária adjunta de Cultura, Vanessa Leite; a secretária dela, Carol Marques; e a superintendente de Ação e Difusão Cultural, Jô Brandão. Diversos artistas têm levado seus projetos para tentar participar, mas não são nem recebidos pela superintendente.
No quesito atitude, a Secma também vem sendo cobrada por outras questões, como a que relatou, na manhã desta quinta-feira, através do Facebook, o ator Urias de Oliveira.
Segundo o ator maranhense, o diretor do Centro de Artes Cênicas do Estado do Maranhão (CACEM), órgão ligado à Secretaria de Estado da Cultura (Secma), censurou a apresentação de um espetáculo sobre ditadura por conter cena de nudez e um beijo de dois rapazes. “A alegação [do diretor] foi de que ‘o que o governador iria pensar sobre a escola vendo um espetáculo daquele?'”, disse ao cobrar uma atitude da Secma sobre o episódio.
Vale lembrar também dos casos recorrentes de reclamações contra o diretor do Teatro Arthur Azevedo, Américo Azevedo, por grande parte da classe artística, produtores culturais e até mesmo a população.
De fato é inegável que Felipe Camarão muito já conseguiu ajeitar desde que assumiu o controle do órgão, mas ninguém trabalha sozinho e sua equipe de auxiliares em nada tem ajudado, basta ver as situações listadas acima, para que as melhorias sejam estabelecidas em definitivo e a Secma deixe de ser mais um calo no governo da mudança.
Em tempo: Anda pegando mal a ausência da Secretaria de Turismo, Delma Andrade, no projeto Mais Cultura e Turismo. Desde que Camarão passou a comandar a Secma, Delma nunca mais apareceu em nenhuma apresentação.
13/11/2015 às 09:38
Tá certo! isso é f…