Bomba! Delegacia Fantasma no Governo Flávio Dino é inaugurada em Imperatriz
E mais um absurdo vem à tona no governo Flávio Dino. Dessa vez, a polêmica gira em torno da “inauguração” de uma Delegacia Fantasma. Isso mesmo, o governo fez toda a propagada, mas a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Imperatriz segue sem funcionar.
A DPCA do município foi anunciada no dia 16 de novembro pelo próprio secretário de Segurança, Jefferson Portela. Segundo ele, inicialmente iria funcionar como anexo do Complexo Policial da Rua Sousa Lima e brevemente seria instalada em um local a ser definido pela Secretaria de Segurança Pública.
Na ocasião, até a delegada titular identificada como Ticiana Meira Marques, além de agentes e escrivão, foram designados para a unidade, que deveria iniciar imediatamente o seu funcionamento.
O fato, não dito durante a cerimônia, foi que aquela inauguração só aconteceu após a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da comarca de Imperatriz expedir recomendação que solicitava a criação e implementação da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) no município ao Governo do Estado. A demanda da Promotoria, datada em 21 de setembro, deu o prazo de 30 dias para que as providências fossem tomadas ou medidas legais iriam ser adotadas pelo MP.
O pedido da Promotoria, óbvio, sequer foi citado durante a ocasião e nenhum membro do órgão foi convidado para a inauguração da tão aguardada DPCA. O deputado estadual Marco Aurélio (PC do B), presente na “inauguração fantasma”, fez questão de apresentar a conquista como sua à população e conceder diversas entrevistas enaltecendo o governador e sua trupe. Quem também comemorou a chegada da DPCA ao município de Imperatriz, através de discurso na Assembleia Legislativa, foi a deputada Valéria Macedo.
Mas como já dito, o atendimento na DPCA e as ocorrências seguem sendo feitas em outras Delegacias. Os CREA’S continuam disponibilizando assistência psicológica às crianças.
Enquanto a Delegacia segue sem sede e estrutura para entrar em atividade, segundo os dados do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREA), em 2014 foram registrados cerca de 500 casos de violência contra crianças e adolescentes em Imperatriz. Agora é aguardar que o governador Flávio Dino veja isso e faça com que a DPCA vire realidade e não apenas jogada política para promoção pessoal.
03/12/2015 às 21:44
Segundo a Súmula Vinculante 13 o governo Dino é campeão de nepotismo cruzado, veja se enquadra o filho de jeferson portela.
A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.