Deputados do PMDB derrubam líder alinhado ao governo; Leonardo Quintão é o novo líder
G1
Parte da bancada do PMDB na Câmara protocolou nesta quarta-feira (9) a indicação do deputado Leonardo Quintão (MG) para ser o novo líder do partido, em substituição ao deputado Leonardo Picciani (RJ), que se isolou de uma ala da sigla ao se aproximar do Palácio do Planalto. A troca é automática, já que todas as assinaturas foram validadas pela Câmara e Quintão já é o novo líder da sigla.O documento protocolado tem a assinatura de 35 deputados peemedebistas, o que representa mais da metade da bancada, que possui 66 deputados.
No entanto, aliados de Picciani afirmam que o deputado se articula para coletar assinaturas suficientes para retornar ao cargo.
Ele conta com a volta de dois deputados licenciados, que atualmente atuam como secretários estaduais no governo do Rio de Janeiro: Marco Antônio Cabral e Pedro Paulo.
Picciani, segundo parlamentares próximos, espera coletar assinaturas suficientes para reverter a situação e formar uma maioria em torno de seu nome, incluindo a dos deputados licenciados e a desistência de parlamentares que assinaram o documento protocolado nesta quarta.