Ministro do Supremo afasta Eduardo Cunha do mandato na Câmara
G1
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato determinou o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do mandato de deputado federal e, consequentemente, da presidência da Casa. A decisão de Teori é liminar (provisória).
Um oficial de Justiça foi à residência oficial do presidente da Câmara logo no início da manhã para entregar a notificação para Cunha.
O ministro Teori concedeu a liminar em ação pedida pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que argumentou que Cunha estava atrapalhando as investigações da Lava Jato, na qual o deputado é réu em uma ação e investigado em vários procedimentos.
Segundo o ministro, a medida visa neutralizar os riscos apontados por Janot no pedido de afastamento de Cunha. Quem assume a presidência da Câmara agora é o deputado Waldir Maranhão (PP-MA), vice-presidente da Casa e aliado de Cunha.
Procurado pela reportagem, Eduardo Cunha ainda não havia se manifestado até a última atualização desta reportagem. A assessoria de imprensa da Presidência da Câmara informou que ele recebeu a notificação.
Ao pedir o afastamento de Cunha, em dezembro, o procurador-geral apontou motivos para afirmar que o deputado usou o cargo para “destruir provas, pressionar testemunhas, intimidar vítimas ou obstruir as investigações de qualquer modo”.
05/05/2016 às 09:30
Tava na hora. Pra tudo tem a hora certa. Seria injusto ele deixar o cargo antes de aceitar o pedido de impeachment contra a criminosa Dilma, mas como ele já prestou esse relevante serviço para o país, já pode cumprir a sina destinada a quem é corrupto, a pesada aplicação da lei. Agora, sim. Tchau, querida! Tchau, Cunha!
05/05/2016 às 11:22
Foi tarde, mais valeu, esse criminosos deve agora ir para trás das grades.
05/05/2016 às 12:28
Negativo!!È meu bandido preferido,graças à ele o Brasil vai se livrar dessa Organização Criminosa(PT)que quebrou o País(e a a mim).E,HUM Ministro do STF não pode afastar um deputado federal,são poderes harmônicos e INDEPENDENTES,isso é assunto “interna corporis”.E,o Dep.Cunha está apenas denunciado,não transitou em julgado(condenação).(“..enfrentas teu inimigo se,não conseguires,use as mesmas armas dele”(A Arte de Guerra-Sun Tzu-século I A.C.).