Até Ildon Marques desconfia de pesquisa em que aparece na liderança
Em postagem em uma rede social, o ex-prefeito pede que seus eleitores não comemorem e desconfiem do resultado, porque os números, segundo o socialista, não refletem a realidade. “A bem da verdade, eu Ildon Marques, quero repudiar a pesquisa acima. Eu sei que estou na frente na opinião popular, mas estes números não retratam a verdade,” admitiu.
De acordo com o levantamento feito pelo Instituto Gauss, no cenário publicado na capa do jornal, onde são computados apenas os votos válidos, lldon Marques marca 33,73%; contra 28,75% de Rosângela Curado; Assis Ramos aparece com 21,49%; Ribinha Cunha e Edmilson Sanches 1,78%; por fim Sandro Ricardo marcou 0,59%. Porém, na reportagem, o matutino apresenta cinco gráficos diferentes, mas sem justificar, explicar ou fazer referência ao cenário mostrado na capa.
O jornalista Adalberto Franklin, em seu blog, teve a mesma percepção de Ildon Marques, e contestou não só os dados, mas os formulários de pesquisa. “Passei a confrontar o gráfico de primeira página com os dados dos quadros que apresentam os resultados das perguntas formuladas às pessoas pesquisadas. Sem muito esforço, deparei-me com uma grosseira manipulação de dados, critérios e método que alimentaram a demonstração gráfica que está sendo divulgada. Coisa mesmo de gente amadora, que atenta contra o conhecimento e a percepção das pessoas e conta por certo que se engula como verdadeira uma montagem grotesca”.
O ex-prefeito ainda insinuou que o candidato da governadora Roseana Sarney, delegado Assis Ramos (PMDB), bancou a pesquisa. “Em respeito a mim e aos meus eleitores, peço que desconfiem desta pesquisa”, recomendou.
O levantamento do Instituto Gauss, foi contratado pelo Jornal o Progresso e ouviu nos dias 8 e 9 de setembro, 1000 pessoas, sendo registrada sob protocolo MA-04710/2016.