Duarte Jr. vai responder na Justiça por usar o Procon para promoção pessoal
O presidente do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor (Procon) do Maranhão e coordenador do Viva, Hildélis Duarte Júnior, virou alvo de uma ação popular por suposto uso da máquina para promoção pessoal. A acusação é do advogado Thiago Brhanner.
Pré-candidato a deputado estadual pelo PCdoB, mesmo partido do governador Flávio Dino, o presidente do Procon teria, segundo o advogado, causado prejuízos ao erário estadual por meio de patrocínio de posts na rede social Facebook e por meio de uma matéria, de cunho pessoal disfarçado de teor institucional, numa revista local. A produção é assinada, inclusive, pela chefe de assessoria do Procon-MA, Emilly Castelo Branco Matos.
Na ação, Brhanner apresenta diversos indícios de que a promoção pessoal não teria como ser bancada pelo próprio bolso de Duarte, em razão de sua baixa remuneração como auxiliar do Palácio dos Leões. Uma tela desses rendimentos, capturada do Portal da Transparência do Governo do Maranhão, está anexada ao documento — baixe a ação popular.
“Em verdade, essa não é uma prática isolada. O Réu, por exemplo, em seu perfil social é useiro e vezeiro em patrocinar postagens, nas quais a sua figura de gestor se confunde com a pessoal. Além da grave violação ao princípio da impessoalidade, convolando sua postura em ato de imoralidade, é bem provável que toda essa promoção pessoal se dê pela via do dinheiro público”, diz o advogado, num dos trechos do documento.
Dentre os pedidos solicitados, em cautelar, Thiago Brhanner requer que seja determinado ao presidente do Procon/Viva que se abstenha divulgar anúncios, propagandas, posts, links ou algo similar associados ao Estado do Maranhão ou a qualquer órgão público estadual; oficializar a Revista Deluxe para que apresente nota fiscal ou documento equivalente referente a matéria sobre Duarte Júnior; e oficiar o Facebook, para que apresente notas fiscais ou documento equivalente dos posts patrocinados da página do chefe do Procon maranhense.
20/03/2018 às 16:46
Bem feito. Quem manda ser babão
20/03/2018 às 17:44
Quem vai ao viva cidadao do shopping da ilha tem a impressão de estar num comitê de campanha, com tvs que so servem pra mostar as entrevistas desse cidadão. Chega a ser descarado
20/03/2018 às 17:47
Sem contar os panfletos entregues mostrando as ações do PROCON com a foto dele, caracterizando claramente um ato de improbidade admistrativa e abuso do poder político
20/03/2018 às 18:06
ESSE É SÓ MAIS UM QUE QUER FICAR RICO A CUSTA DO POVO! PRESIDENTE QUE USA O ÓRGÃO COMO CABIDE DE EMPREGO. É MUITA CARA DE PAU! BURRO É QUEM VOTA NUM CARA DESSE!
20/03/2018 às 18:46
Cargo público não pode ser trampolim político.
20/03/2018 às 21:02
Só não ver quem.nao quer a tempo estar usado o poder p conseguir voto
20/03/2018 às 21:26
Show tok só faz merda.
20/03/2018 às 22:07
Ele tá quase todo dia no Repórter Difusora (De Ewerton Rocha), promovendo as ações do PROCON (DELE). O que dá pra perceber é a irritação quase aparente do apresentador, pela presença constante dele lá.
20/03/2018 às 23:45
Até q fim, esse cara tava p tirar a logomarca do Procon e colocar a foto dele, absurdo o que esse cara vem fazendo.
20/03/2018 às 23:58
Esse elemento deveria ter liminarmente a candidatura indeferida por abuso de poder econômico.
21/03/2018 às 00:33
Vejo de maneira oposta ao advogado requerente da ações.Como os atos do PROCON são sempre à favor dos consumidores que,são sempre lesado nesse País,as acões do orgão dá divulgação e,essa informações pode levar à “novos espertos”à cometerem atos nocivos.Não conheço o Sr.Duarte mas, nas duas vez que precisei do PROCON,fui bem atendido e questões resolvidas em prazo exíguo.Ah!! está fazendo a função dele…bem e na saúde,educação e segurança?vamos reclamar pra quem?pro Bispo?
21/03/2018 às 00:34
Em tempo:…pode inibir à outros espertos”à cometerem…
21/03/2018 às 07:44
GANHA NEM PRA SÍNDICO.
21/03/2018 às 08:23
Os comentários que vejo são de pessoas invejosas ou que foram multadas pelo PROCON. Pois não se pode negar que nunca se viu em tempo algum o cidadão sendo respeitado com seus direitos.
Parabéns Duarte.
21/03/2018 às 11:27
O ilustre advogado Thiago Brhanner fez o correto, já estava demais. Faltou citar na Ação Popular o aplicativo PROCON MA, que pode ser baixado na Play Store (Android), onde inúmeras fotos do dirigente do PROCON ficam à mostra. Lembrei da AP contra o ex-prefeito Tadeu Palácio que usou de uma publicação oficial para divulgar sua foto. Não aprendem nada, não esquecem nada…
21/03/2018 às 13:39
ATENÇÃO A TODOS: DUARTE JUNIOR É DA MOÇONARIA. UMA CEITA SATÂNICA QUE PREGA A IRMANDADE ENTRE PESSOAS DO SEU NÚCLEO. A QUESTÃO É QUE DEUS CONDENA ESSE TIPO DE AÇÃO E SEITAS. AGORA JÁ SEI QUEM ESTÁ POR TRÁS DE DUARTE JUNIOR. TENHAM TODOS ATENÇÃO, POIS CASO SEJA ELEITO, IRÁ CONTRIBUIR APENAS PARA OS SEUS.
DEUS TUDO VÊ!
21/03/2018 às 14:46
Vai aqui uma informação sobre os Viva / Procon dos interiores. Os funcionários são comunicados que, ao serem entrevistados, que falem sempre enaltecendo a competência de garoto-aplauso. E se não o fizerem recebem reprimenda da equipe de São Luís. O objetivo é incutir na cabeça da população municipal que tudo é resolvido em favor desta como GRANDE OBRA DE DUARTE JÚNIOR. Vendem a estes que são e serão favorecidos pela bra e graça do garoto-aplauso…