PF deflagra operação para combater tráfico de drogas na Baixada
Ocorreu na manhã desta terça-feira (30), na cidade de Pinheiro, na Baixada Maranhense, a deflagração da operação Apachetas, da Polícia Federal, com o objetivo de conter o tráfico internacional de drogas e o comércio ilegal de armas de fogo.
Segundo a PF, os entorpecentes encontrados nas buscas chegaram ao estado vindo de países como Peru e Colômbia, com conhecidas produções de cocaína.
Foram apreendidos cerca de 600kg de cocaína e os policiais conseguiram desmantelar um laboratório para manipulação das substâncias químicas onde foram encontrados balança de precisão, material para embalagem, prensa hidráulica e produtos de refino.
Foram 26 mandados de busca e apreensão e 22 mandados de prisão, expedidos pela 2ª Vara Criminal Federal da Seção Judiciária do Estado do Maranhão.
A operação Apachetas é um desdobramento do trabalho que vem sendo realizado desde 2017 pela Polícia Federal no Maranhão. As investigações identificaram o envolvimento de pelo menos três associações criminosas, com atuação também nos estados do Amazonas, Rondônia, Pará e Maranhão.