Secretários de Saúde pedem medidas de restrição mais rigorosas contra a Covid-19
Diante do atual cenário da pandemia da Covid-19 no Brasil, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) publicou uma carta nesta segunda-feira (1º) pedindo a adoção imediata de medidas para evitar o colapso nacional de saúde. O documento foi assinado pelo presidente do Conass, Carlos Lula, secretário estadual de Saúde do Maranhão.
“O Brasil vivencia, perplexo, o pior momento da crise sanitária provocada pela Covid-19. Os índices de novos casos da doença alcançaram patamares muito elevados em todas as regiões, estados e municípios. Até o momento, mais de 254 mil vidas foram perdidas e o sofrimento e o medo afetam o conjunto da sociedade”, diz o início da carta.
Para que não haja o colapso no sistema de saúde, face à gravidade da situação instalada. O Conass pede uma série de medidas restritivas a serem adotadas em todo o território nacional.
Dentre as solicitações estão: proibição de eventos presenciais como shows, congressos, atividades religiosas, esportivas e correlatas; suspensão das atividades presenciais de todos os níveis da educação; toque de recolher a partir das 20h até às 6h da manhã e durante os finais de semana; fechamento das praias e bares; adoção de trabalho remoto; adoção de medidas para redução da superlotação nos transportes coletivos urbanos; ampliação da testagem e acompanhamento dos testados.