MP investiga “fantasmas” na Secretaria de Educação de Cândido Mendes
O Ministério Público está investigando supostas irregularidades na Secretaria de Educação do município de Cândido Mendes. Professores da rede municipal denunciam acúmulo de funções de alguns docentes e “fantasmas” apradrinhados pelo prefeito José Bonifácio Rocha.
Segundo a denúncia, vários servidores recebem seus vencimentos, mas não comparecem nos locais de trabalho. Conforme a denúncia, constam na lista: a primeira-dama do município, Sofia Sousa de Jesus; e um tio do prefeito, identificado como Lucivaldo Guimarães de Jesus; dentre outros apadrinhados do gestor municipal.
Os professores que realmente trabalham estão revoltados com a situação. Além dos “fantasmas”, há a reclamação de acúmulo de funções. O caso está sob os cuidados do promotor de justiça Francisco Hélio Porto Carvalho.
Além dessas supostas irregularidades, existe ainda o descumprimento da Lei que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Servidores Municipais do Magistério, que estabelece que os coordenadores sejam ocupantes de cargos efetivos e não contratados.
O prefeito José Bonifácio e a secretária de Educação, Keille Regina Dias de Araújo, devem explicar ao Ministério Público esses casos assombrosos.