São Bento é um dos municípios maranhenses com a pior saúde
O município de São Bento apresentou um dos piores índices da atenção primária à saúde. Ocupou a posicação 211, dos 217 municípios maranhenses.
Os dados são do Previne Brasil, que avalia o desempenho dos serviços prestados à população, no que tange a qualidade e transparência dos atendimentos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Com a péssima colocação, o município poderá perder os programas, e dificultar ainda mais o atendimento à população.
A situação reflete a má gestão do prefeito Dino Penha, que durante a campanha havia prometido priorizar a saúde, inclusive, com a proposta de implantar leito de UTI e elevar a complexidade da saúde em São Bento. Pelo visto, o gestor não está conseguindo nem garantir a atenção primária.
04/02/2022 às 13:54
Assim como em diversos municípios ,os Indicadores do Previne Brasil voltado para a Atenção Primária,tende a cada vez ficar pior. Sem profissionais com carga horária adequada para as UBS já existentes e já cadastradas no Ministério da Saúde,assim como a falta de treinamento,onde gestores hoje estão preocupados apenas com o novo cenário político que irá se formar. Só lembrando aos senhores Gestores que a conta já vai começar a chegar,vamos vê se os municípios terão condições de manter as UBS , assim que o Governo Federal tirar todo o recurso repassado para os municípios. Falta de equipe especializadas e empresas de consultoria aptas aos treinamentos não é motivo, até porque os profissionais existentes tem muita competência,o que falta é treinamento ,mas para alguns Gestores não se faz necessário. Brevemente eles que lutem com o rombo nas prefeituras.