Grajaú é o segundo município com mais alunos fantasmas no MA
Grajaú foi o segundo município maranhense que mais fraudou matrículas em tempo integral no Censo Escolar 2022. A prefeitura comandada por Mercial Arruda forjou 9300 matrículas e 50 unidades de tempo integral.
A fraude resultou no repasse irregular de R$ 14.535.714,00 do Fundeb aos cofres de Grajaú. Os auditores do Núcleo de Fiscalização (NUFIS) do Tribunal de Contas do Estado (TCE) encontraram apenas três escolas no município: Centro de Ensino Municipal Educação Infantil (CEMEI), Colégio Municipal Santo Antônio e Escola Municipal Professor Hilton Nunes.
O NUFIS pediu à Corte de Contas que o prefeito e o secretário de Educação, Pedro Lima, apresentem a relação dos nomes dos alunos, através do sistema INFORME, utilizando a planilha disponibilizada no sistema e comprovem a aplicação das receitas do Fundeb.
A inspeção in loco foi realizada em 156 escolas, em 40 municípios maranhenses, que apresentaram elevado número de matrículas em escolas em tempo integral, conforme dados do Censo Escolar 2022.