Codevasf exige ressarcimento de obras financiadas com emendas de Juscelino
O Globo revelou que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) exigiu na justiça o ressarcimento de obras realizadas no Maranhão por suspeita de superfaturamento.
As empresas responsáveis pelas obras são a Engefort e JT Construtora. Juntas poderão devolver R$ 7,5 milhões à estatal.
Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) verificou superfaturamento em obras de pavimentação e serviços não prestados, financiadas por emendas parlamentares.
Um dos parlamentares apontados é Juscelino Filho, atual ministro das Comunicações. Em 2019, enquanto deputado federal, Juscelino destinou verbas para cinco cidades maranhenses, dentre elas Vitorino Freire, comandado pela sua irmã, Luanna Rezende.
Há indícios de superfaturamento de quase R$ 700 mil dos recursos direcionados à Prefeitura de Vitorino Freire. Juscelino alegou que as indicações foram feitas de forma transparente e responsabilizou a Codevasf.
Ao Globo, a Engefort disse operar com honestidade e que apresentará as respostas necessárias. A JT Construtora informou que as informações sobre o ressarcimento constam nos processos administrativos.