Maranhense vai assumir o comando da Interpol
A maior organização policial do mundo, a Interpol, será comandada pelo maranhense Valdecy Urquiza, de 43 anos, delegado da Polícia Federal. Natural de São Luís, Urquiza será o primeiro brasileiro a ocupar a vaga de secretário-geral da Interpol, principal cargo da organização.
O secretário-geral é responsável pela tomada de decisões diárias e pelo funcionamento das atividades da Secretaria-Geral em todos os 15 locais de trabalho no mundo todo. Urquiza irá supervisionar todo o suporte operacional, conhecimento, bancos de dados e serviços que a Interpol fornece aos seus 196 países membros.
“Meu compromisso é moldar uma Interpol que não apenas atenda às demandas de hoje, mas que antecipe e se prepare para os desafios de amanhã. Uma Interpol forte é aquela que inclui todos. Quando respeitamos e elevamos perspectivas diversas, obtemos uma abordagem mais clara e abrangente para a segurança global. Juntos, podemos construir uma Interpol que sirva como um farol de esperança e segurança, ombro a ombro com todas as forças policiais, em todos os países, para criar um mundo mais seguro para todos”, frisou Urquiza.
A posse será nesta quinta-feira (7), no encerramento da Assembleia Geral. O mandato é de cinco anos, podendo ser renovado por mais cinco. Urquiza irá se mudar com a família para Lyon, na França, onde fica a sede da Interpol. O nome dele foi chancelado pelos países-membros da organização na 92ª Assembleia Geral da Interpol, em Glasgow, no Reino Unido.
Urquiza já havia assumido o escritório nacional da Interpol no Brasil; exercido o cargo de diretor-adjunto para comunidades vulneráveis e de diretor de combate ao crime organizado na Secretaria-Geral. Atualmente, estava na vice-presidência das Américas do Comitê Executivo da Interpol.