Beija-Flor resgata ‘Cristo mendigo’ para reverenciar Joãosinho Trinta

Por Luís Pablo Brasil
 

Do G1

Campeã do carnaval do Rio em 2011, a escola de samba Beija-Flor de Nilópolis desfilou na Marquês de Sapucaí um tributo a Joãosinho Trinta, carnavalesco que integrou a escola por 15 anos e morreu em dezembro do ano passado. Para a homenagem, a agremiação fez menção a uma das mais marcantes criações do carnavalesco: o polêmico “Cristo Mendigo”, do enredo do carnaval de 1989 “Ratos e urubus, larguem minha fantasia” e que, na ocasião, entrou na Avenida coberto por um plástico preto.

Desta vez, debaixo da cobertura preta se escondia uma gigantesca estátua de Joãosinho, revelada durante a passagem da Beija-Flor na primeira noite do carnaval carioca.

A escultura veio no carro “A histórica São Luís e a arte do gênio João”, último a passar pela passarela do samba, e que fazia mais uma referência ao carnavalesco: trazia um trono vazio, marcando a ausência de Joãozinho no desfile desta noite. A escola de samba completou o desfile com 1h14.

A rainha de bateria, Raíssa Oliveira, de 21 anos

A rainha de bateria, Raíssa Oliveira, de 21 anos

A Beija-Flor busca o 13º título do carnaval com o enredo “São Luís, o poema encantado do Maranhão”.

Para contar a história da capital maranhense, a atual campeã carioca não mediu esforços: levou para a Sapucaí cerca de cinco toneladas de búzios.

Além disso, para desenvolver o enredo, a comissão de carnaval foi até São Luís do Maranhão.

A evolução da escola de Nilópolis foi levada pela voz mais tradicional do carnaval carioca: não faltou o grito “Olha a Beija-Flor aí gente”, do puxador Neguinho da Beija-Flor, que canta os sambas da agremiação há 36 anos.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários