Documentos de Portugal confirmam que índios gamela são donos de terra

Por Luís Pablo Brasil
 

Brasil247

Índios Gamela se organizam para recuperar uma área contígua à aldeia Cajueiro Piraí

Índios Gamela se organizam para recuperar uma área contígua à aldeia Cajueiro Piraí

Documentos históricos do século 18, pertencentes à Coroa Portuguesa, comprovam que os índios Gamela são os legítimos proprietários da área que hoje reivindicam no estado do Maranhão. No último domingo, 30, pistoleiros atacaram o Povoado de Bahias, em Viana (MA), a golpes de facão e pauladas. Um índio teve a mão decepada (leia mais).

Os documentos foram apresentados nesta terça-feira, 2, no plenário da Câmara, pelo deputado Zé Geraldo (PT-PA). Em discurso na Câmara, Geraldo destacou um ofício da Coroa, datado de 28 de outubro de 1784. “Este ofício tinha como destinatários o Governador do Maranhão, na época Governador e Capitão-General do Maranhão e do Piauí, José Teles da Silva, e o Secretário de Estado da Marinha e Ultramar, Martinho de Melo e Castro, informar a descida dos índios gamela do sertão para a vizinhança para da Vila de Viena, que naquele tempo era uma vila. Está aqui a carta escrita a punho”, disse o parlamentar.

“Foi a primeira sesmaria dada aos índios brasileiros, ou seja, os primeiros índios do Brasil que tiveram a doação de uma sesmaria foram os índios gamela no Maranhão, e o Ministro vem falar em supostos índios”, acrescentou.

Zé Geraldo não poupou críticas ao ministro da Justiça, Osmar Serraglio, que após o ataques aos índios, divulgou nota afirmando que iria apurar o ato contra “supostos indígenas”. “Está aqui a prova, Sr. Ministro. Se V.Exa. não sabia, está aqui a carta, está aqui um ofício de 1784, e V.Exa. falar em supostos índios é uma vergonha nacional. Eu acho que V.Exa. é um suposto Ministro”, afirmou.

Confira os documentos:

1 – OFÍCIO do governador e capitão-general do Maranhão e Piauí, José Teles da Silva, para o secretário de Estado da Marinha e Ultramar, Martinho de Melo e Castro, a informar a descida dos índios gamelas, do sertão para a vizinhança da vila de Viana.

2 – OFÍCIO do governador e capitão-general do Maranhão e Piauí, José Teles da Silva, para o secretário de Estado da Marinha e Ultramar, Martinho de Melo e Castro, a informar as visitas efectuadas aos índios gamelas, estabelecidos nas margens do lago Cajari, e a outros locais da capitania do Maranhão, referindo-se, às principais produções agrícolas encontradas.

3 – OFÍCIO do governador e capitão-general do Maranhão, Joaquim de Melo e Póvoas, para o secretário de Estado da Marinha e Ultramar, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, sobre o descimento dos índios gamelas para o lugar chamado de Lapela.

4 – Mapa da sesmaria dada aos índios.

7 comentários em “Documentos de Portugal confirmam que índios gamela são donos de terra”

  1. Mohammed Ghandi

    Vindo de um deputado do PT e usado pelo Conselho indigenista este documento deve ser uma fraude, duvido que a coroa desse sesmarias a índios e muito menos nessa região. Deve ser falso como tudo que vem do PT, cambada de vagabundos.
    Aliás oque falam em Viana que estes caras não são índios, são um bando de oportunistas.

  2. zeca gonçalves

    me corrija se estiver errado, mas o Brasil nao ficou liberto de Portugal e de suas ordens em 07 de setembro de 1822? se for assim vamos desocupar o Brasil e entregar pra esses vagabundos que extorquem, plantam e comercializam drogas, cobram pedagio e na primeira chance que tem nos roubam de cara limpa e ainda se intitulam de bons selvagem

  3. Gtandhi Mohamerda

    Esses assassinos de indios tem mais é que morrerem Queimados, e juntamente com eles, os vagabundos que apoiarem esse massacre.

  4. Joca Chaves

    Índios ?????? não são índios, são oportunistas, e querem se aproveitar desses pobres coitados….

  5. Iuri Sousa

    Sim e agora vamos todos pagar aluguel para os índios? Só essa dúvida…

  6. KARINE

    GENTE PRA QUE TANTA PROTEÇÃO PRA ÍNDIO, ESSA CAMBADA NÃO FAZ NADA PRA GARANTIR SEU SUSTENTO NEM MESMO CASSAR, PESCAR OU PLANTAR, ESPERAM TUDO PELO GOVERNO QUE LHE COBREM DE REGALIAS JAMAIS VISTA A NENHUM CIDADÃO TRABALHADOR DESSE PAÍS, NEM MESMO AOS NEGROS E QUANDO O GOVERNO FALHA O QUE OS MESMO SE DANAM A ROUBAR, EXTORQUIR, AMEAÇAR E ATÉ MATAR. ENTÃO MINHA GENTE É HORA DE REFLETIRMOS SOBRE ESSA REALIDADE QUE TEM MASSACRADO NOSSOS IRMÃOS LAVRADORES QUE SÃO EXPULSOS DE SUAS PEQUENAS PROPRIEDADES PRODUTIVAS SEM DIREITO A NADA, DEPOIS DE UMA VIDA INTEIRA DEDICADA A TERRA, UM MUNDO DE TERRA PRA NADA, POIS O QUE ELES GOSTAM MESMO É DE DINHEIRO, CONFORTO, DROGAS, CAMINHONETE E LEVAR ESSA VIDA SEM COMPROMISSO COM A SOCIEDADE BRASILEIRA…

  7. Magnusson

    O q é hilário nisso tudo, é q tem índio de todo jeito.: Índio branco de olhos azuis, índio afrodescendentes, índio oriental.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários