Transporte público e paradas de ônibus são precários na capital
O asfaltamento das ruas dos bairros da capital e o transporte público são problemas considerados críticos pela população de São Luís, apesar da prefeitura ter intensificado as ações e investimentos nessas duas áreas nos últimos meses.
Graças a um aumento de tarifa de 21% em média, determinado no ano passado, a frota de coletivos da capital cresceu em 300 veículos e hoje é 1.200 ônibus. No entanto, quem utiliza diariamente os coletivos ainda não sentiu, de fato, a mudança.
As maiores reclamações vêm dos moradores da Cidade Operária, Vila Janaína, Cidade Olímpica e bairros da região.
Mas os problemas com o sistema de transporte público não se atém apenas ao número limitado de coletivos. A operação da bilhetagem eletrônica, as condições das paradas de ônibus e funcionamento dos cinco terminais de integração da cidade também são alvo de muitas reclamações.
Somente este ano, o sistema de bilhetagem ficou fora do ar em três oportunidades, causando transtornos, não somente a usuários, como também a empresários.
A pane mais recente ocorreu na última semana de agosto. Nos cinco terminais de integração, há problemas comuns como falta de orientação de usuários e superlotação de paradas. E as paradas de ônibus da capital maranhense, em geral, estão danificadas e sem manutenção.
Na Avenida Jorge Damous, no Ivar Saldanha, nas proximidades do Hemomar, dezenas de usuários ficam expostos ao sol e à chuva diariamente, por falta de um abrigo.
A Prefeitura de São Luís aponta como soluções para esses problemas a licitação de todo o sistema de transporte coletivo, mas afirma que o projeto de licitação será lançado apenas no fim do ano. Com informações do Imirante.
04/09/2011 às 13:31
assim como tem no senado uma proprosta para que filhos de parlamentares estudem em escolas publicas, deveria ter uma lei nesta capital para que mãe, pai, esposa e filhos de vereadores e do prefeito, obrigatoriamente aqui se deslocassem de um lugar a outro, atraves dessas latas velhas empregadas no carissimo serviço do transporte coletivo de são luis, experimentando esses familiares que sóandam em carrões, como é utilizar paradas dessas latas velhas, sem qualquer anteparo da chuva e do sol.