Danou-se: MP vai investigar superfaturamento na coleta do lixo

Por Luís Pablo Cidade
 

O Ministério Público Estadual, através das Promotorias do Meio Ambiente e Especializada na Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, abriu inquérito civil este ano para investigar as suspeitas de irregularidades no sistema de coleta e limpeza pública na gestão do prefeito João Castelo (PSDB).

Os promotores Marcos Valentim Pinheiro (Probidade Administrativa) e Fernando Barreto (Meio Ambiente) fizeram um levantamento através das informações enviadas pela Prefeitura de São Luís ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis) e constataram que a produção de lixo pela população ludovicense aumentou consideravelmente de 2008 para 2009, após a mudança da gestão de Tadeu Palácio para João Castelo.

Os promotores descobriram, com base em dados fornecidos pela prefeitura, que São Luís é a segunda cidade brasileira que mais produz lixo, superada apenas por Brasília (DF). Ainda segundo as informações, a capital maranhense produz mais lixo que as cidades de Tóquio, Paris, Londres e Nova Iorque.

Chamou também a atenção das promotorias a quantidade de lixo produzida pelo cidadão ludovicense e a produção da população por bairro. A administração de Castelo declarou em 2010 que cada morador da capital produziu 1,613 kg/dia de lixo, enquanto a média nacional é 1 kg/dia. A produção da população por bairros também intrigou os promotores. Cada morador da Ponta d´Areia, por exemplo, produz 9,582 Kg/dia. No Calhau, número é de 5,356 Kg/dia.

“A geração de resíduos sólidos está muito acima da média nacional, evidenciando possível superfaturamento nos pagamentos realizados pela Prefeitura às empresas”, relata o inquérito dos promotores. Com informações do Imirante.

Um comentário em “Danou-se: MP vai investigar superfaturamento na coleta do lixo”

  1. Catador de Lixo

    se não fosse pelas informações encaminhadas por castelo ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, os dois promotores jamais iriam perceber esse esquemão, que talvez vem desde o governo jackson lago. uma prova de que eles nem conhecem a realidade do lixão da ribeira. assim …….

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários