Professores do município retornam para salas de aula na segunda-feira

Por Luís Pablo Cidade
 

G1MA

Os professores da rede municipal de ensino de São Luís decidiram que irão retornar para as salas de aula a partir de segunda-feira (16). O Sindicato dos Profissionais do Magistério do Ensino Público Municipal de São Luís (Sindeducação), que representa a categoria, pode, a qualquer momento, convocar uma assembleia extraordinária e deflagrar uma nova paralisação.

Sindicato ainda pode deflagrar uma nova paralisação. Foto: Flora Dolores/O Estado

Sindicato ainda pode deflagrar uma nova paralisação. Foto: Flora Dolores/O Estado

Os educatores decidiram, ainda, que apenas retornarão às atividades normais desde que as escolas apresentem condições de infraestrutura para receber a demanda. As unidades de ensino que serão reformadas apenas voltarão a funcionar assim que os serviços forem concluídos. Até lá, os professores dessas escolas assinarão o ponto de frequência na Secretaria Municipal de Educação (Semed), na Rua 7 de Setembro, no Centro

Da pauta de 30 reivindicações da categoria, vários itens começaram a ser atendidos, como, por exemplo, a reforma dos colégios. No dia 2 de março, foi realizada a primeira reunião oficial entre as partes envolvidas, mas somente no encontro de ontem é que algumas pendências foram resolvidas.

Outro ganho da categoria foi um reajuste salarial de 7% concedido por meio de um projeto do prefeito João Castelo e aprovado em caráter de urgência pela Câmara Municipal de São Luís.

No entanto, algumas reivindicações ainda não foram atendidas, o que justifica o estado de greve dos professores. O Sindeducação quer a atualização da tabela de vencimentos da categoria, a concessão das progressões horizontais e verticais e ainda a reestruturação da jornada de trabalho.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários