MP neles! Pedido o afastamento do prefeito de Buriticupu e de seu sucessor

 

A Promotoria de Justiça da Comarca de Buriticupu ajuizou, nesta quinta-feira, 20, Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito daquele cidade Antonio Marcos de Oliveira, o Primo, e o vereador e seu sucessor José Mansueto de Oliveira.

O promotor Gustavo Oliveira Bueno pediu o afastamento de Primo e Mansueto devido à prática de perseguição política a servidores públicos municipais.

Prefeito Primo, Ministro Gastão Vieira e o candidato Mansueto

Prefeito Primo, Ministro Gastão Vieira e o candidato Mansueto

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) tomou conhecimento – após denúncias de servidores da Prefeitura de Buriticupu – que o prefeito teria contratado centenas de professores, entre outros agentes públicos, em troca de voto ao candidato a prefeito José Mansueto.

Os contratados que não declararam apoio foram demitidos sem justificativa, enquanto os concursados foram removidos. Outros funcionários tiveram os salários retidos.

Segundo o promotor de justiça, “Os servidores municipais, principalmente os contratados, estão em situação de absoluta humilhação e submissão, sendo obrigados a fazer campanha política para o candidato do prefeito, em troca de emprego e salário”.

Igualmente foi constatado que as contratações foram realizadas sem concurso público e sem autorização da Câmara Municipal, portanto, não obedecem às exigências da lei.

O prefeito de Buriticupu, além de contratar irregularmente, também está lesando os cofres públicos, o que configura ato de improbidade administrativa.

Foi apurado também que Primo, “com claro e evidente propósito político”, publicou o Decreto nº 012/2012 para vigorar somente durante o período eleitoral e nas secretarias, diminuindo a jornada de trabalho dos servidores públicos municipais.

A conduta do prefeito, segundo o promotor de Justiça, também fere a legislação eleitoral e pode gerar a cassação do registro do candidato de José Mansueto de Oliveira.

“O que vimos são violações à ordem jurídica, à Lei eleitoral e ao regime democrático”, concluiu Gustavo Bueno.

Como medida liminar, além do afastamento do prefeito e do seu sucessor, o MP requer as folhas de pagamento dos meses de junho, julho, agosto, setembro e outubro, com o objetivo de obter a informação exata de quantos e quais servidores foram exonerados e estão com os salários atrasados.

Se condenados, os gestores podem perder a função pública, ter os direitos políticos suspensos pelo período de cinco anos e pagar multa de até 100 vezes.

3 comentários em “MP neles! Pedido o afastamento do prefeito de Buriticupu e de seu sucessor”

  1. DI.. OLHO

    LUIS PABLO HOMEM NOTICIA ..EU ACHO Q ALGUEM PEGOU MEU IP ISO ER COISA MAIS BIMPLIS DO MUNDO ..QUANDO FOR P RIBAMAR EU VOU PELA MARER DE CANOA OU PELA SOMBRA DIFININHO ..TEM MUITA OPOSICAO SO LENDO OS BLOG ..EU COMO NAO SOU BESTA COMPREI UMA ROUPA DE SINCO QUANDO ATACA DECER. QUEM VAI APANHAR ER O SINCO ..HUUUUUUUUUUUUUUU ESTOU (DI…OLHO)

  2. PAULO OTÁVIO

    SERIA BOM A POLICIA FEDERAL BOTAR UMA TORNEZELEIRA NELE IGUAL FEZ COM A BIA VENANCIO DE PAÇO DO LUMIAR!!

  3. Ailton gulterres

    Kkkk ficava legal ele com a tornezelera ia fica igual os caminhões de firma rastreado logo logo ele vai estar com uma também.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários