Tribunal de Justiça investiga juiz…
O Tribunal de Justiça do Maranhão instaurou, por unanimidade, três Processos Administrativos Disciplinares (PADs) para apurar reclamações contra a conduta do juiz Jamil Aguiar da Silva junto à 1ª Vara de Execuções Penais (VEP) de São Luís, da qual é titular. A maioria decidiu que o magistrado será mantido no cargo durante as investigações.
As reclamações disciplinares que originaram os PADs foram feitas à Corregedoria Geral da Justiça pelo desembargador José Ribamar Froz Sobrinho, coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário; pelo juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luciano Losekan; e pelo preso José Cosmo Viana Pereira.
Froz Sobrinho solicitou providências à Corregedoria quanto à suposta “ineficiência da 1ª VEP”; argumentando o despreparodo juiz para o exercício da função jurisdicional e administrativa na execução penal; atrasos na concessão de benefícios aos encarcerados e outras irregularidades reclamadas por terceiros.O juiz auxiliar do CNJ, Luciano Losekan, solicitou a apuração da “conduta funcional” do juiz Jamil Aguiar, em razão de irregularidades constatadas durante a implantação do “Projeto Eficiência” naquela vara judicial, relacionadas a atrasos na concessão de benefícios aos presos, à expedição de mandados de prisão e a processos paralisados ou devolvidos sem o devido despacho.
A outra reclamação partiu do preso Pereira, que reclamou da “morosidade” do juiz na concessão do seu pedido de progressão do regime fechado para o semiaberto e de substituição de pena privativa de liberdade para restritiva de direito.
Dentre outras alegações, Jamil Aguiar alegou não haver critérios objetivos para a definição do que seja “morosidade” processual; a defasagem de equipamentos; a má qualidade da virtualização processual; a paralisação de processos devido à fuga de réus e, ainda, deficiências no sistema de segurança pública, além de outras causas.
O desembargador relator Cleones Cunha, corregedor-geral da Justiça, decidiu pela instauração do Processo Administrativo Disciplinar, tendo em vista “indícios de transgressão” a alguns dispositivos da Lei Orgânica da Magistratura Nacional – LOMAN (LC Nº 35/79) e ao Código de Ética da Magistratura Nacional.
Ao final da sessão, o pleno decidiu pela instauração dos três PADs, com a permanência do juiz na 1ª VEP, contra o voto dos desembargadores Jamil Gedeon, Joaquim Figueiredo dos Anjos e Jaime Araújo, que votaram pela instauração dos processos com o afastamento do magistrado do cargo.
Assessoria de Comunicação do TJMA…
21/12/2012 às 07:28
Luís pablo BOOMBAAA PARECE QUE A GRAVAÇAO COM A VOZ DO SECRETARIO DE SEGURANÇA DIZENDO PRA DIZER QUE NAO TEVE CRIME POLÍTICO NA MORTE DE UMA PESSOA PRA TIRAR A CULPA DE UM PESSOAL DE BARRA DO CORDA E AINDA DIZENDO QUE FEZ ISSO PQ FOI ELA QUEM MANDOU . PARECE QUE VAI CAIR NA MÍDIA ESSE FIM DE SEMANA OU AINDA HOJE. ARROCHA PABLO
21/12/2012 às 12:04
luis Pablo, pense num JUIZ zero a esquerda nao acresenta nada para nossa justica, nao sabe nada do direito, isso e dito pelo proprios colegas de magistratura.
21/12/2012 às 16:25
Muito me estranha meu ex professor Froz querer fazer de Jamil Águiar de bode espatorio,quando tem outros juízes mais PICARETOES e arrogantes nessas varas ineficientes. Se Dr. Jamil for proteger bandido vagabundo seria o cumulo.
22/12/2012 às 18:53
Será que o DONO DOS PRESÍDIOS E CARCERAGNES DO MARANHÃO VAI MESMO SER INVESTIGADO. ESSE SENHOR SE ACHA O DONO DE TUDO E FAZ TUDO DO JEITO QUE QUER. SE ESSE MARANHÃO TIVESSE APEGO ÀS LEIS ELE NÃO ERA TITULAR DESSA PASTA
22/12/2012 às 22:27
E o que dizer desse grupo de monitorarento que nao monitora nada?isso tudo não passa de vingança daSEJAP.
22/07/2013 às 14:44
O que adiantou ter afastado o Dr. Jamil se não resolveram o poblema da morosidade, isso é só uma tatica da justiça, para enganar a população carcerária do estado, isso é uma grande vergonha como o trabalho da 1a VEP vem acontecendo, eles faz reuniões dizendo que vão resolver o poblema da super lotação, vão criar isso e aquilo mas isso é só migualha para pegar no dinheiro do governo.
22/07/2013 às 14:55
ISSO MESMO ARMANDO QUASE TODOS OS DIAS MORRE UM ATÉ DE UM DETENTO NA PENITENCIÁRIA DE PEDRINHAS, NESSE SÁBADO MESMO 20 DE JULHO ASSASSINARAM MAIS UM EM PEDRINHAS E PARECE QUE ELES ACHAM É BOM QUE OS PRÓPIOS PRESOS SE MATAM LA DE DENTRO, E A VEP NÃO SE MANIFESTA NÃO TOMA UMA ATITUDE PARA RESOLVER ESSES SERIOS POBLEMAS DA CARCERAGEM
22/07/2013 às 15:02
ENTROU UM NOVO JUIZ NA VEP, “ROBERTO DE PAULA” NO LUGAR DO JAMIL AGUIAR, VAMOS VER SE ESSE TRABALHA OU SE ELE VAI ACOMPANHAR A MESMA MOROSIDADE DE QUEM JA FOI AFASTADO