Tribunal de Justiça investiga juiz…

 

O Tribunal de Justiça do Maranhão instaurou, por unanimidade, três Processos Administrativos Disciplinares (PADs) para apurar reclamações contra a conduta do juiz Jamil Aguiar da Silva junto à 1ª Vara de Execuções Penais (VEP) de São Luís, da qual é titular. A maioria decidiu que o magistrado será mantido no cargo durante as investigações.

As reclamações disciplinares que originaram os PADs foram feitas à Corregedoria Geral da Justiça pelo desembargador José Ribamar Froz Sobrinho, coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário; pelo juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luciano Losekan; e pelo preso José Cosmo Viana Pereira.

Juiz Jamil Aguiar da Silva

Juiz Jamil Aguiar da Silva

Froz Sobrinho solicitou providências à Corregedoria quanto à suposta “ineficiência da 1ª VEP”; argumentando o despreparodo juiz para o exercício da função jurisdicional e administrativa na execução penal; atrasos na concessão de benefícios aos encarcerados e outras irregularidades reclamadas por terceiros.

O juiz auxiliar do CNJ, Luciano Losekan, solicitou a apuração da “conduta funcional” do juiz Jamil Aguiar, em razão de irregularidades constatadas durante a implantação do “Projeto Eficiência” naquela vara judicial, relacionadas a atrasos na concessão de benefícios aos presos, à expedição de mandados de prisão e a processos paralisados ou devolvidos sem o devido despacho.

A outra reclamação partiu do preso Pereira, que reclamou da “morosidade” do juiz na concessão do seu pedido de progressão do regime fechado para o semiaberto e de substituição de pena privativa de liberdade para restritiva de direito.

Dentre outras alegações, Jamil Aguiar alegou não haver critérios objetivos para a definição do que seja “morosidade” processual; a defasagem de equipamentos; a má qualidade da virtualização processual; a paralisação de processos devido à fuga de réus e, ainda, deficiências no sistema de segurança pública, além de outras causas.

O desembargador relator Cleones Cunha, corregedor-geral da Justiça, decidiu pela instauração do Processo Administrativo Disciplinar, tendo em vista “indícios de transgressão” a alguns dispositivos da Lei Orgânica da Magistratura Nacional – LOMAN (LC Nº 35/79) e ao Código de Ética da Magistratura Nacional.

Ao final da sessão, o pleno decidiu pela instauração dos três PADs, com a permanência do juiz na 1ª VEP, contra o voto dos desembargadores Jamil Gedeon, Joaquim Figueiredo dos Anjos e Jaime Araújo, que votaram pela instauração dos processos com o afastamento do magistrado do cargo.

Assessoria de Comunicação do TJMA…

8 comentários em “Tribunal de Justiça investiga juiz…”

  1. marcelo

    Luís pablo BOOMBAAA PARECE QUE A GRAVAÇAO COM A VOZ DO SECRETARIO DE SEGURANÇA DIZENDO PRA DIZER QUE NAO TEVE CRIME POLÍTICO NA MORTE DE UMA PESSOA PRA TIRAR A CULPA DE UM PESSOAL DE BARRA DO CORDA E AINDA DIZENDO QUE FEZ ISSO PQ FOI ELA QUEM MANDOU . PARECE QUE VAI CAIR NA MÍDIA ESSE FIM DE SEMANA OU AINDA HOJE. ARROCHA PABLO

  2. jose diceu

    luis Pablo, pense num JUIZ zero a esquerda nao acresenta nada para nossa justica, nao sabe nada do direito, isso e dito pelo proprios colegas de magistratura.

  3. EDUARLISON

    Muito me estranha meu ex professor Froz querer fazer de Jamil Águiar de bode espatorio,quando tem outros juízes mais PICARETOES e arrogantes nessas varas ineficientes. Se Dr. Jamil for proteger bandido vagabundo seria o cumulo.

  4. Rodrigo Neto

    Será que o DONO DOS PRESÍDIOS E CARCERAGNES DO MARANHÃO VAI MESMO SER INVESTIGADO. ESSE SENHOR SE ACHA O DONO DE TUDO E FAZ TUDO DO JEITO QUE QUER. SE ESSE MARANHÃO TIVESSE APEGO ÀS LEIS ELE NÃO ERA TITULAR DESSA PASTA

  5. Moisés cunha

    E o que dizer desse grupo de monitorarento que nao monitora nada?isso tudo não passa de vingança daSEJAP.

  6. Armando

    O que adiantou ter afastado o Dr. Jamil se não resolveram o poblema da morosidade, isso é só uma tatica da justiça, para enganar a população carcerária do estado, isso é uma grande vergonha como o trabalho da 1a VEP vem acontecendo, eles faz reuniões dizendo que vão resolver o poblema da super lotação, vão criar isso e aquilo mas isso é só migualha para pegar no dinheiro do governo.

  7. ROSA MARTINS

    ISSO MESMO ARMANDO QUASE TODOS OS DIAS MORRE UM ATÉ DE UM DETENTO NA PENITENCIÁRIA DE PEDRINHAS, NESSE SÁBADO MESMO 20 DE JULHO ASSASSINARAM MAIS UM EM PEDRINHAS E PARECE QUE ELES ACHAM É BOM QUE OS PRÓPIOS PRESOS SE MATAM LA DE DENTRO, E A VEP NÃO SE MANIFESTA NÃO TOMA UMA ATITUDE PARA RESOLVER ESSES SERIOS POBLEMAS DA CARCERAGEM

  8. ROSA MARTINS

    ENTROU UM NOVO JUIZ NA VEP, “ROBERTO DE PAULA” NO LUGAR DO JAMIL AGUIAR, VAMOS VER SE ESSE TRABALHA OU SE ELE VAI ACOMPANHAR A MESMA MOROSIDADE DE QUEM JA FOI AFASTADO

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários