Prefeito de Davinópolis destrói parte da Floresta Amazônica no Maranhão

Por Luís Pablo Maranhão
 

Do G1

A ocupação ilegal de posseiros ameaça a preservação da Reserva Biológica do Gurupi, no Maranhão. Um levantamento feito pelo governo federal mostrou que atualmente 202 posseiros ocupam a reserva sem comprovar propriedade. A área de preservação, criada em 1989, busca proteger o que restou da vegetação de floresta amazônica no estado.

“Fizemos todo um levantamento territorial e estamos questionando a legalidade de uma série de títulos que foram apresentados. Alguns deles também não foram apresentados ainda e nós estamos fazendo um esforço grande para a consolidação da unidade”, afirmou o presidente do Instituto Chico Mendes, Rômulo Mello.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), 946 km² já foram devastados, uma área maior que a cidade de Campinas, em São Paulo.

Prefeito Chico do Rádio

Prefeito Chico do Rádio

O prefeito de Davinópolis, município vizinho da reserva, Chico do Rádio (PDT), também afirmou ser dono de uma fazenda dentro da floresta. Ele diz que fez a compra do terreno no ano passado e que pagou R$ 30 mil.

“Deve dar aí uns 3 mil, 4 mil hectares, 2.500. Mais ou menos essa média lá. Cabeças de gado, deve ter uns 1.800, 1.700. Gado entre macho e fêmea”, disse o prefeito.

Chico do Rádio entrou com pedido na Justiça para que o estado pague R$ 6 milhões de indenização para devolver a área à reserva.

O governo federal informou que ele nunca apresentou documentação da propriedade. O prefeito diz que, por enquanto, vai manter as atividades no local.

A presença de posseiros na região facilita o acesso de madeireiros que também ameaçam a preservação da floresta. O sobrevoo da área de preservação mostra clareiras abertas pelos madeireiros em meio à mata densa e até uma madeireira funcionado dentro da reserva.

Clique e veja a matéria no Jornal Nacional:

6 comentários em “Prefeito de Davinópolis destrói parte da Floresta Amazônica no Maranhão”

  1. Roberto Henner

    Destroe, né?

  2. Walter Filho

    Se fosse um país sério esse cidadão estaria preso e sem direito nenhum, pois não tem documento desta terra e ainda faz pouco do governo federal, querendo vender uma terra que não è dele, assisti a reportagem no jornal nacional, o problema Brasil tudo é a maldita política, todos tem padrinho forte, é nojento as nossas Leis, quando será que vai mudar, esse senhor não tem conciência do mal que esta fazendo para as futuras gerações, pela foto dele acho que não.

  3. wandson

    quando o prefeito comprou a area ele nao sabia que era uma reserva ambiental pois se ele soubesse ele nao teria comprado eu assisti a materia vinculada no jornal e por impotese alguma ele relatou que tinha uma certa quantidade de gado vc nesse poto vc mentiu isso da proscesso.ei

  4. Cidadao novaolindense

    além de prefeitos, também deputados, magistrados, e conselheiros do tce-ma possuiriam terras na região do gurupi ? aqui em nova olinda comentam que alguns nomes desse pessoal consta de uma importante relação sendo avaliada. o “x” é como esse pessoal conseguiu essas escrituras, e também a sorte de não estarem sendo importunados em relação a degradação da floresta amazonia em terras do oeste do maranhão.

  5. Geni

    Pior é na cidade de Davinópolis que além do meio ambiente tem quase 12,000 pessoas passando dificuldades porque os recursos destes municipio só chegam até o banco do Brasil na rua Gétulio Vargas de lá toma destino ignorado que só enveredando pelos caminhos da corrupção é que se pode saber onde foram pará. Mas como diz tido popular “quem tem rabo de palha não passa perto de fogo” Quem tem moral para penalizá-lo. Venham nas escolas do municipio ver as condições que diz estão educando pessoas, vejam a merenda que é oferecida as alunos. A secretaria de assistência social serve para fazer (re)cadastramento do bolsa família e mas nada.

  6. Bruno

    Lamentável. É sempre a mesma ladainha.
    Do jeito que a coisa anda, vai se chegar a um ponto em que os ambientalistas terão de organizar uma brigada armada para proteger as florestas a força. Estes políticos maliditos estão sempre de “conchavo” entre eles e seus “cupinchas”, e quem acaba sofrendo as consequências é sempre o meio ambiente e a população.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários