Últimas notícias…

Por Luís Pablo Maranhão
 

BR-135: nota do DNIT

Ontem, 14, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) publicou em seu site, uma nota oficial garantindo o acordo que foi feito com o secretário de Infraestrutura, Max Barros, na última quinta-feira, 13, para que a obra da duplicação da BR-135 comece em junho do próximo ano. Veja abaixo:

Nota – A obra na BR-135/MA foi e continua sendo uma das prioridades do DNIT. A revogação do edital de licitação, publicada no Diário Oficial da União em 28/09/2011, teve por objetivo fazer as necessárias e indispensáveis adequações no projeto de engenharia, sem as quais, seguramente, haveria impacto negativo nos custos e prazo das obras.

Foram detectados, pelos técnicos do DNIT, insuficiências nos estudos geotécnicos e problemas na concepção de Obras de Arte Especiais (pontes e viadutos rodoviários) que redundariam em um empreendimento mais demorado e de maior custo. Na fase em que se encontrava a licitação, era impossível efetuar a revisão do projeto, o que tornou a revogação do edital a opção mais responsável. A determinação de revisão imediata do projeto não impacta o prazo final do empreendimento, uma vez que no primeiro semestre de 2012 seria inviável a execução de obras devido às chuvas na região. Durante este período, o DNIT poderá fazer as alterações necessárias no projeto de engenharia.

Estas questões foram transmitidas ao Secretário de Infraestrutura do Maranhão, Max Barros, em reunião realizada em Brasília nesta quinta-feira (13/10), na qual ficaram acertadas questões técnicas e o lançamento de um novo edital de licitação das obras, de modo que seja possível emitir a Ordem de Serviço ainda em junho de 2012.

A duplicação da BR-135 no Maranhão terá tratamento prioritário no DNIT e será piloto para a implantação do novo Sistema de Acompanhamento de Projetos que terá por objetivo a redução dos prazos de análise e aprovação de cada componente do projeto.

Coordenação de Comunicação Social
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

FAMEM discute 2ª fase do Minha Casa Minha Vida com CEF e Sinduscon

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), prefeito Junior Marreca, participou, na manhã desta quinta feira (13), de uma reunião com a Superintendência da Caixa Econômica Federal do Maranhão (CEF-MA), Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (SINDUSCON) e a classe empresarial maranhense, durante a qual foi divulgado o resultado final e hierarquizado do edital de convocação das empresas que estão aptas para construir novas habitações no Estado.

Durante a reunião, Marreca cobrou da CEF que sejam viabilizadas condições adequadas para construção de mais habitações nos municípios. Na avaliação do prefeito, a intenção é fomentar a participação dos gestores nessa nova etapa do programa “Minha Casa Minha Vida”, que de forma planejada, irá fazer construções que poderão mudar a cara dos municípios de forma organizada.

A reunião contou com a presença de três superintendentes da Caixa Econômica, que falaram sobre a retomada do programa “Minha Casa Minha Vida” pelo Governo Federal todo o Maranhão. Eles anteciparam que a segunda fase do programa será direcionada à população rural, que, a partir de agora, poderá ter acesso a uma moradia mais digna. A nova fase dos trabalhos do programa atenderá as famílias da chamada “Faixa 1”, de menor poder aquisitivo.

Um comentário em “Últimas notícias…”

  1. ANTONIO COSTA

    “Pode-se dizer que hoje é um marco nesse projeto de duplicação da BR-135. Essa é uma obra prioritária para o DNIT e nós nos comprometemos”

    Li a frase acima em outra matéria deste Blog e fiquei indignado porque parece piada.
    Ela foi desferida por um diretor do DNIT em reunião para tratar deste assunto. Imaginem se essa duplicação não fosse prioridade. Quanto tempo demoraria pra vermos alguma coisa ser feita nesta estrada.
    Eu acompanho as notícias sobre a BR 135 ha mais de dez anos, esperando que algo de novo venha a acontecer para a melhoria da referida BR, e acho um absurdo que acidentes aconteçam a todo instante e nada é feito pra evitar mortes e mortes. Várias vidas são ceifadas a todo instante em acidentes graves devido a péssima situação que se encontra a BR 135. Isso é a cara do Brasil. Uma vergonha e falta de respeito com os Maranhenses. Enquanto isso a corrupção no Ministério dos Transportes anda solta. Milhões que serviriam pra evitar mortes são desviados pra enriquecimento ilícito de quadrilhas constituídas pela Lei.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários