São Luís possui 10.931 veículos a mais que condutores habilitados

Por Luís Pablo Maranhão
 

Glaucione Pedrozo / Imparcial

Segundo dados do Detran-MA, a cidade de São Luís possui mais carros que condutores habilitados. Atualmente, a cidade conta com uma frota de 278.111 veículos ao passo que existem 267.180 pessoas habilitadas em São Luís.

O número de veículos ultrapassa em 10.931 o número de condutores. São cerca de 1,04 carros por motorista habilitado na capital.

Outros fatores podem ser responsáveis pelo grande número de carros nas vias da capital.

O primeiro é; motoristas que possuem veículos, mas não tem carteira de habilitação. O outro fator é que uma pessoa pode ser proprietária de vários veículos.

Emplacamentos no interior

Quem pensa que o grande número da frota se deve ao fato de as pessoas só poderem emplacar carros em São Luís está enganado. Carros comprados na capital podem sim ser emplacados no interior do estado.

De acordo com informações do Detran-MA, os emplacamentos dos veículos não se concentram somente em São Luís. O Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), órgão vinculado ao Detran, possui as mesmas prerrogativas de emplacar veículos e habilitar condutores. O Maranhão possui 14 Ciretran’s.

Além da cidade de São Luís, existe a possibilidade de habilitar veículos e condutores nas cidades de: Imperatriz, Caxias, Codó, Balsas, Bacabal, Chapadinha, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, Timon, Açailândia, Presidente Dutra, Barra do Corda, Grajaú, São João dos Patos. E essas circunscrições são dividas por regionais e emplacam veículos para todos os municípios de Maranhão.

Problemas gerados

Um dos maiores problemas também gerados pela grande frota da cidade de São Luís diz respeito aos engarrafamentos. Tem gente que precisa sair com muito tempo de antecedência para não se atrasar nos compromissos.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários