Te cuida, TVN! Anatel exige 20% da velocidade da internet contratada

Por Luís Pablo Maranhão
 

Acostumada à não respeitar seus clientes – chegando até a ser multada em mais de R$ 50 mil pelo Procon, em razão de uma paralisação ocorrida na prestação dos serviços prestados, a TVN – São Luís terá de se adequar à uma norma imposta pela Anatel.

Lentidão do serviço prestado pela TVN está com os dias contados.

Lentidão dos serviços prestados pela TVN está com os dias contados.

Ocorre que, desde quinta-feira (1º), as empresas que oferecem serviço de banda larga no país, fixa e móvel, deverão garantir uma velocidade instantânea superior a 20% do total contratado pelo usuário. O cumprimento dessa meta será fiscalizado também pela reguladora.

Na prática, isso quer dizer que a banda larga disponibilizada ao consumidor terá de ter velocidade instantânea (registrada ao longo do dia) de ao menos 20% da velocidade contratada. Já a velocidade média mensal tem que ser de pelo menos 60% da velocidade contratada.

A partir de outubro de 2013, companhias como a TVN – que geralmente não entrega nem 10%  da velocidade contratada pelo cliente, terão de manter a velocidade mínima em 30% do estabelecido em contrato. Em outubro de 2014, a velocidade mínima instantânea deverá ser superior a 40% do contratado.

O usuário que descobrir que seu prestador de internet Banda Larga não está cumprindo as metas, deve, inicialmente, procurar a empresa que fornece o serviço, recomenda a Anatel. Se não houver mudanças, ele pode reclamar com a própria Anatel ou procurar outros órgãos de defesa.

Ao encontrar o descumprimento das metas de qualidade, a Anatel abrirá um processo administrativo, que pode gerar advertências e multas de até R$ 50 milhões.

A agência reguladora indica o site Brasil Banda Larga para que os clientes façam testes do serviço que contrataram e vejam se estão recebendo a velocidade exigida. Te cuida, TVN.

Um comentário em “Te cuida, TVN! Anatel exige 20% da velocidade da internet contratada”

  1. Lucas

    São uns lixos não contratem

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários