Bomba! Grupo Mateus é beneficiado na Receita Estadual

Por Luís Pablo Maranhão
 

Blog do Luís Cardoso

Explicado o súbito enriquecimento do Grupo Mateus no Maranhão desde seu nascimento, há 15 anos. Operando no ramo atacadista e varejista, o Supermercado Mateus sempre teve a proteção da Receita Estadual.

Esteve na lista dos maiores sonegadores de ICMS do Maranhão, algo em torno de R$ 10 milhões. Na época do Governo de José Reinaldo Tavares, a dívida foi acordada para pagar em longo prazo. E dizem que uma parte anistiada.

Ilson Mateus

Ilson Mateus

Foi exatamente bem aqui que começou a relação incestuosa entre o Grupo Mateus e o fisco estadual. Uma transação jamais vista para não incomodar o estabelecimento que estava começando a crescer.

Capitaneado pelo empresário Ilson Mateus , o poderoso grupo recolhe tributos com alíquotas diferenciadas das demais comerciantes do Maranhão, até de gozar de informação privilegiada. E como se aos olhos da Receita Estadual não existisse no mercado a isonomia fiscal.

Para que se tenha ideia o Mateus recolhe apenas 1/3 (um terço) da alíquota praticada para as outras empresas do nosso território.

Exemplo disso é a comercialização do açúcar Itajá trazido de Goiás. Como o Mateus adquire e vende cerca de 100 mil fardos por mês, os preços praticado em suas prateleiras são 20% mais baratos do que as outras marcas. A variação, se houvesse um acompanhamento e não privilégio, seria entre 1% a 6%.

A usina que fabrica o açúcar Itajá, a goiana Jalles Machado S/A é de propriedade do grupo político Otávio Lage e Ronaldo Caiado. Aliás, o grupo Mateus virou especialista em grupos políticos tanto no Maranhão quanto nos outros estados por onde tem negócio e se estende.

O Mateus, espertamente desequilibra o mercado antecipando grandes quantidades de açúcar em 300 a 500 mil fardos de 30 kg, mesmo recebendo o produto durante a safra, seis meses depois.

Por isso, nos últimos 15 anos só o grupo Mateus cresceu (velozmente) enquanto que centenas de outros em todo o Estado fecharam as portas.

Foi assim aqui em São Luís e mais recentemente em Imperatriz. Como concorrer com quem paga imposto diferenciado e tem informações privilegiadas, além de ter a vantagem de comprar estoques na fábrica quando o produto ainda nem foi embalado?

Quando o assunto é investimento em campanhas políticas, o empresário Ilson Mateus conhece todas as operações da matemática.

Nas eleições, inclusive naquelas polarizadas, ele aparece como doador aos principais candidatos. Foi assim com Flávio Dino e com Roseana Sarney, bem como na de José Reinaldo Tavares e Jackson Lago.

Na Receita Estadual o tratamento é vip. Ele teria sondado nada mais que 12 prefeitos para apoiar a candidatura de Cláudio Trinchão. E sabem quem é ele? Isso mesmo, o secretário de Fazenda, que é candidato a deputado estadual e tem o controle da Receita Estadual. Muita coincidência!

10 comentários em “Bomba! Grupo Mateus é beneficiado na Receita Estadual”

  1. Secretario

    Jorge Arturo é o nome sobrenome PF investigue é o maior esquema do estado…

  2. Jose Santana

    O mundo é pequeno meu caro Pablo.Em conversa descontraída com um carreteito q deixava cargas no Mateus do renascença,o mesmo q pela primeira vez vinha ao Maranhão,admirado me relatou que,quando chegou ao posto fiscal aqui no Maranhão e apresentou as notas,foi imediatamente liberado sem as devidas fiscalizações que o mesmo já tinha recebido em 23 anos de estrada.Nada contra o Sr.Ilson Mateus mas,enriquecer HUM em detrimento de impostos para benefício da população,não é justo.

  3. paulao

    ASSIM QUALQUER UM CRESCE!!MINISTÉRIO PUBLICO NELES

  4. robert

    Contra outra existe ate auditores especificos na Receita Estadual protegidos por um tal empresario forte no sistema que protege e pede para que estes façam vista grossa…
    te sai dessa porque isso é coisa muito grande vai alem da imaginação

  5. Caronte

    Olha, Luis, isto é coisa grande, é uma grande articulação que envolve o secretario de estado, o seu adjunto, com a intencao de fazer o secretario de estado deputado, com isto, eles nao estao economizando promessas e fazendo negociações com a participacao de icms com diversos prefeitos! aumentando a participacao daqueles que estao apoiando a ideia e deixando com certeza alguem com pires na mão! isto é só uma gota d’agua!

  6. Bruno telmar

    Eita porra!!!! Fedeu merda!

  7. carlos

    a muito tempo,presenciei no posto fiscal da estiva: caminhões baús do mateus com lacre na porta. carimbam a nota sem pesar o caminhão ,muito menos quebrar o lacre para abrir o baú.isso é antigo,tem um tal de Bosco e um tal de Zé Alves que botam o panico nos pequenos que passam com suas fubicas,agora os tubarões eles fingem que nem olham.O acerto é feito nos escritórios refrigerados…

  8. harrison

    bom dia ,eu acho o seguinte sobre essa reportagem se for verdade ele deveria pelo menos usar um 1/3 dessa sonegação para beneficia seus funcionario,com plano de saude uma sexta basica e outros beneficios

  9. souza

    Trabalho na fazenda estadual, mas não posso me identificar senão perco o emprego. Mas vejo por diversas vezes funcionários do Mateus entrando e saindo da fazenda, especialmente na área de tecnologia, desenvolvimento e banco de dados.

  10. face oculta

    sera outro mateus? pq esse do rapaz q aparece na foto eu conheco desde os 19 anos e acabei de completar 55 esse blogueiro deve ter esquecido de tomar gardenal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários