Professor da UEMA explica o epicentro de terremoto que aconteceu no MA
O professor da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão) Luís Jorge Dias, de Geografia Física, compartilhou um áudio em grupos de WhatsApp explicando o epicentro de terremoto que aconteceu hoje, dia 3, no Estado do Maranhão e que deixou a população assustada.
Luís Jorge disse que o ocorrido “se explica parcialmente como um tremor de acomodação”, que “nada mais é do que as rochas estarem absolutamente saturadas do peso que elas suportam do solo para baixo”.
O professor também fez um alerta as autoridades e disse que, possivelmente, algum abalo poderá aconteceu nos próximos dias.
“Possivelmente pode acontecer algum abalo secundário, dentre hoje e os próximos dias. Mas a gente tem que ficar em alerta. É bom as autoridades competentes, a exemplo do Crea e Defesa Civil, já comecem a observar o que está acontecendo em determinados prédios sobretudo em construção para ver se não comprometeu a questão das vigas e pilastras”, disse.
Centro de Sismologia da USP
De acordo com dados do relatório do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), o tremor teve início no município de Belágua, interior do Estado. O terremoto foi registrado de magnitude 4.6 no município.
Clique e ouça para entender a explicação do professor: