Sâmara Braúna propõe portal da transparência em tempo real para OAB

Por Luís Pablo Maranhão
 
Sâmara Braúna durante reunião com vários advogados

Sâmara Braúna durante reunião com vários advogados

A candidata à Presidência da OAB-MA Sâmara Braúna propôs, durante reunião com advogados, um portal da transparência em tempo real para Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão.

“Vamos implantar efetivamente um portal da transparência na OAB-MA. Um que permita o acesso em tempo real de todos os advogados, em todos os locais do Estado. O advogado vai ter acesso aos relatórios e informações sobre as receitas e os gastos. Temos o direito de saber o que está sendo feito com o dinheiro das anuidades pagas”, declarou.

A proposta da candidata, que é da chapa 3 “A Força da Inclusão”, foi aceita por cerca de 100 advogados, oriundos da capital e dos demais municípios maranhenses.

Sâmara Braúna também lembrou que uma das promessas de campanha da atual gestão da OAB-MA era a implantação do Portal da Transparência, o que não ocorreu efetivamente como os advogados esperavam.

A Seccional do Maranhão tem 86 anos de existência, mas nas gestões anteriores, nunca houve uma real iniciativa de tornar os gastos e a arrecadação públicos e transparentes diante da Classe.

“Também pensamos em fazer um manual de compras, para estabelecer os critérios de cadastro de escolha de fornecedores, como será feita a aquisição de material de expediente, como é feito em processos de licitação. Com lisura e mostrando qual será o real beneficio de tal aquisição, para a OAB. Ajudando na competitividade e não contratando prestadores de serviços por contratar, usando como critério o ser amigo ou colega, como aconteceu agora durante a reforma no prédio da nossa sede. Onde uma empresa foi contratada sem a mínima condição de executar a obra”, afirmou.

Outro ponto falado durante a reunião foi a valorização da advocacia: “nossa gestão não quer ser a porta-voz exclusiva dos anseios da classe. Mas quer ouvir, antes de tudo, ter sintonia entre o que se fala na OAB e o que se fala na Classe. Promover de forma sistemática e periódica, a realização de assembléias gerais e de advogados, com oportunidade para que todos os inscritos possam apresentar idéias, proposições, sugestões e reclamações sobre temas relacionados à Ordem”, destacou.

O advogado Adelmano Benigno, vice de Sâmara, aproveitou também para falar sobre o projeto do grupo à frente da OAB. “Somos a terceira via. Quem está insatisfeito com a atual gestão e também não quer o retrocesso dos que já estiveram na Ordem, terá essa terceira opção! Vamos trabalhar para a classe, para a inclusão do novo, da mulher advogada, daqueles que não têm espaços nos quadros da Ordem por conta do aspecto político. Nossa proposta é uma gestão que una toda a advocacia de forma inclusiva. É essa a nossa Bandeira”, defendeu o advogado.

Um comentário em “Sâmara Braúna propõe portal da transparência em tempo real para OAB”

  1. Cristiano

    Difícil votar em quem é apoiado pelo Ulisses Sousa. O cara deve Deus e o mundo como a gente – colega advogado – que trabalhou pra ele é NUUUUUUNCA PAGOU. Vários já estão entrando na justiça. Segunda vou protocolar a minha aqui em Vargem Grande. Se desvincule de um cidadão desse tipo Dra…

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários