Jornalistas e blogueiros depõem no 2° dia das oitivas do Caso Décio Sá
Seis testemunhas de acusação foram ouvidas nesta terça-feira (7), no segundo dia de audiências da fase de instrução do assassinato do jornalista Décio Sá.
Ao todo, 55 pessoas devem prestar depoimento na fase de instrução do processo, que ocorre entre os dias 6 e 24 de maio, no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís.Uma testemunha não compareceu à audiência e outras três foram dispensadas pelo Ministério Público do Maranhão.
Jornalistas e blogueiros, colegas de profissão de Décio Sá, depuseram hoje. Em entrevista uma das testemunhas, que não quis identificar-se, contou que as perguntas foram relacionadas ao dia a dia do jornalista e sobre um grupo de blogueiros conhecidos na cidade.
Outra testemunha, que também não quis identificar-se, revelou que a defesa dos possíveis mandantes usa a estratégia de insinuar que os blogueiros usam notícias para extorquir dinheiro de políticos e de empresários, e que o mando da morte de Décio Sá teria partido de um empresário de Barra do Corda, já condenado como mandante da morte do um líder popular.
A testemunha teria falado sobre uma segunda linha de investigação da morte de Décio abandonada pela polícia, que incluiria o delegado da Polícia Federal do Maranhão (PF-MA) Pedro Meirelles na trama do crime. Ele é acusado de participar do esquema de agiotagem descoberto com as investigações sobre a morte do jornalista.
A PF investiga o caso por meio de sindicância interna. (Com informações do G1MA).