Quase 800 detentos estão autorizados a deixar os presídios da Grande São Luís em Saída Temporária de Páscoa

Por Luís Pablo Polícia
 
Complexo Penitenciário São Luís, na BR-135

Complexo Penitenciário São Luís, na BR-135

Nesta terça-feira (4), a Justiça do Maranhão anunciou que foi autorizada a saída temporária de 787 presos durante o período de Páscoa, dos presídios de São Luís e Região Metropolitana, que compreende os municípios de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.

Os detentos devem sair a partir das 9h desta quarta (5), e devem retornar às penitenciárias até as 18h da próxima terça (11). Os presos que não comparecerem no prazo determinado, serão considerados foragidos.

A autorização foi dada pelo juiz titular da 1ª Vara de Execuções Penais da Comarca da Ilha de São Luís, Rommel Cruz Viégas, e enviada à Secretaria Estadual de Administração Penitenciária. Entre as exigências a serem cumpridas pelos beneficiados com a saída temporária estão recolhimento à residência visitada, no período noturno, não frequentar festas, bares e similares, entre outras determinações.

De acordo com o calendário da 1ª Vara de Execuções Penais, as saídas temporárias, no sistema penitenciário da Comarca da Ilha de São Luís, ocorrem nas seguintes datas: Páscoa (5 a 11 de abril); Dias das Mães (10 a 16 de maio); Dia dos Pais (9 a 15 de agosto); Dia das Crianças (11 a 17 de outubro) e Natal (22 a 28 de dezembro).

(Com informações do G1MA)

2 comentários em “Quase 800 detentos estão autorizados a deixar os presídios da Grande São Luís em Saída Temporária de Páscoa”

  1. Amanda

    Os diretores da UPA Itaqui Bacanga nesta semana , desde 04 de abril decidiram assumir seus papéis políticos arbitrários deixando a maioria dos funcionários da Unidade desamparados sem os seus empregos no funcionalismo público. O diretor geral Júlio Reis assumiu a direção ano passado e após o resultados das eleições começou a colocar as manguinhas pra fora na Unidade. A mesma está em clima de luto pelas demissões em massa que vem acontecendo nos últimos dias, funcionários com tempo de trabalho de mais de 10 anos de ué se dedicavam a Unidade , foram pegos de surpresa na última terça com sua demissões já definidas .
    Inclusive , cargos como de fisioterapeutas que foi comunicado em seu horário de trabalho sobre sua demissão e deixou a Unidade sem fisioterapeuta plantonista o plantão inteiro com pacientes entubados e sem assistência . A ala vermelha da unidade passou o dia sem o fisioterapeuta que foi surpreendido pela sua demissão no seu dia de serviço. Além de Muitos desfalques vem acontecendo na Unidade e muitas pessoas sem terem qualificação estão sendo privilegiadas pra substituírem as que saíram.

    As demissões tem revoltados os funcionários e assustado toda equipe que estão trabalhando na incerteza que a qualquer momento deixarão seus empregos, com medo, coagidas, sob pressão de verem seus colegas sendo demitidos em horário de trabalho, humilhados.

    Não é a primeira vez que cargos de confiança política como esses de direção acabam empoderando as pessoas a tornarem o ambiente totalmente inadequado com pessoas designadas por eles sem nenhuma formação ou leigos apenas por fazerem parte de campanhas e similares.
    Essa prática tem que acabar, principalmente no serviço público de saúde.
    O que os diretores estão promovendo na Unidade é uma falta de respeito com os funcionários e com a comunidade! Foram relatadas casos de alienação na gestão, marketing político e muitos relatos apontam até assédio moral.

    Esperamos que o secretário de saúde tome providência em relação a essa situação, pois os funcionários estão desconfortáveis no seu ambiente de trabalho. A informação que temos é que estão previstas demissões até a sexta feira.

  2. Paulo Cesar

    A culpa dessas saodinhas é exclusiva do Senado Federal pois a Câmara já votou e vetou o artigo do CPP mas,não sei porque Sr.Pacheco ainda não colocou em pauta.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários