VII Festival Geia de Literatura é lançado em São José de Ribamar

Por Luís Pablo Política
 

Gil Cutrim destacou a contribuição dada pelo Festival à educação do município.

O prefeito Gil Cutrim (PMDB) e o presidente do Instituto Geia, Jorge Murad, lançaram, durante solenidade realizada na última segunda-feira (21) na Escola Municipal Liceu Ribamarense, a sétima edição do Festival Geia de Literatura, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de agosto no município de São José de Ribamar.

Durante estes três dias, professores e estudantes, além de vários outros segmentos da sociedade ribamarense, terão a oportunidade de conviver de perto com figuras ilustres da literatura maranhense e participar de uma vasta programação educativa e cultural.

A cerimônia, além de lideranças políticas, professores, estudantes e patrocinadores do evento, contou com a presença do ex-prefeito e atual secretário-chefe da Casa Civil do governo do Estado, Luis Fernando Silva, que representou a governadora Roseana Sarney, também do PMDB.

Lançado em 2005, no primeiro ano da primeira administração do ex-prefeito Luis Fernando, o Festival, promovido pelo Instituto Geia em parceria com a Prefeitura ribamarense, tem como objetivo disseminar a literatura e o hábito da leitura entre os alunos ribamarenses das redes municipal, estadual e privada de ensino.

Este ano, a grande novidade do VII Festival Geia de Literatura é o I Prêmio Geia de Monografia, destinado aos universitários de instituições públicas e privadas do Maranhão. O prêmio selecionará as teses que serão apresentadas durante o evento e uma será a vencedora. O ganhador será escolhido por uma comissão julgadora composta por três membros designados pelo Geia. A divulgação do resultado e a entrega do prêmio acontecerão dia 26 de agosto, na Praça da Matriz, no santuário religioso da Sede do município.

Para esta sétima edição do evento literário, estão mantidas a III Gincana Geia do Conhecimento; o III Desafio de Literatura; a II Olimpíada de Matemática; e o II Concurso Professor Pesquisador que, este ano, homenageia a saudosa professora Maria Elisa Almeida Silva.

“O Festival Geia de Literatura vem somar com a proposta do município, que é de sempre investir na aprendizagem dos alunos da rede municipal. Este trabalho vem dando tão certo que, em 2009, o Liceu Ribamarense, primeira escola pública em tempo integral de Ribamar e do Maranhão, apresentou Ideb de 6.6, um dos maiores do país”, afirmou o prefeito Gil Cutrim.

Luis Fernando destacou o incentivo dado aos estudantes do município que, através das atividades do Festival, aprenderam a valorizar, ainda mais, o hábito da leitura. “Nós, ribamarenses, estamos satisfeitos em receber, desde 2005, este importante evento promovedor da educação. O que queremos é que as atividades do Festival sejam realizadas em todo o Maranhão”, disse.

Além de agradecer o apoio da Prefeitura e dos demais patrocinadores do evento, Jorge Murad conclamou os professores e estudantes da cidade a aproveitarem ao máximo a programação do Festival.

(Informações da assessoria).

3 comentários em “VII Festival Geia de Literatura é lançado em São José de Ribamar”

  1. ana

    OLA MEU NOME É ANA E NESTE ANO EU VOU PARTICIPAR DAOLIPIEDA DE MATEMATICA EU FACO O 9 ANO {ANTIGA 8SERIE} E TENHO 11 ANOS EU ESTUDO NA ESCOLA MUNICIPAL GONÇALVES DIAS
    BJOKS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. marcelo

    ola meu nome e marcelo eu quero sabe curso (07)serie 08 ano eu qero seber quando vai ser a procima faze

  3. marcelo

    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkk

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários