Deputado Raimundo Cutrim denuncia golpe de locadoras de carros

Por Luís Pablo Política
 

Deputado Raimundo Cutrim

O deputado Raimundo Cutrim (DEM) denunciou, na sessão desta terça-feira (12), que as lojas de locação de veículos sonegam impostos aos cofres públicos. Segundo ele, o caso guarda muita semelhança ao escândalo da Euromar, que virou objeto de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa. Cutrim explicou que as locadoras de veículos desvirtuam a atividade principal do negócio e ocupa o espaço de concessionárias na venda de carros seminovos.

“O caso Euromar buscou os benefícios das locadoras, para melhorar a competitividade na venda de veículos ao consumidor final, e agora as locadoras fazem da mesma forma. Com o surgimento da substituição tributária, a regra da cobrança de tributos passou a considerar o preço sugerido pelas montadoras como base de cálculos do ICMS, independentemente do valor praticado no momento da comercialização”, disse.

De acordo com Raimundo Cutrim, “no caso de venda direta do fabricante, os frotistas, taxis e locadoras, não existe um valor de referência, o que significa dizer que sobre os descontos praticados não existe a cobrança de tributos”.

Segundo o deputado do DEM, as locadoras no Brasil, pelo seu poder de pressão junto às montadoras, por ocasião da renovação ou ampliação de sua frota, conseguem descontos, que vão de 14% a 30%. O parlamentar afirmou que “as aquisições são para o ativo da empresa e, por força do convênio, 64 delas são obrigadas a manter os veículos em seu poder por um ano e somente após este período se desfazem do bem. Ocorre que, na prática, vemos que as locadoras estão abrindo lojas de vendas de carros usados, o que parece ter se transformado em seu negócio principal”.

Disse, ainda, que “essa diferença tributária provoca um desequilíbrio na comercialização de veículos, estimulando as locadoras a se tornarem importantes vendedoras de veículos com enorme oferta de seminovos, sem nenhum controle, fiscalização ou cumprimento de regras fiscais aplicados à atividade”. Raimundo Cutrim citou o exemplo da locadora Localiza, que mantém lojas de seminovos em locais diferentes no seu anúncio da internet, com inúmeros carros 2010 e 2011. (Agência Assembleia)

4 comentários em “Deputado Raimundo Cutrim denuncia golpe de locadoras de carros”

  1. silvestre

    ….esse deputado esta igual ao mister M….DEVE TER FICADO DE FORA DAS SECRETARIAS E AGORA RESOLVEU ABRIR A BOCA…..CUIDADO DEPUTADO VC PODE TER O MESMO FIM, QUE TIVERAM…DAVI ALVES SILVA, O BEL E SEU BANDO, O DELEGADO STENIO MENDONÇA E OUTROS…….O DELEGADO ALMIR MACEDO AINDA ESTÁ VIVO…….E VC DEPUTADO É UM ARQUIVO VIVO DE MUITO DESSES ACONTECIMENTOS…………..CUIDADO NÃO FALE DEMAIS……E NÃO CONTRARIE PESSOAS……

  2. Messi

    Gostei da denuncia

  3. Henrique

    ´´E bom porque agora vai ser lavada a roupa suja, enquanto Cutrim, está colocando em cheque vários acontecimentos, a vida pregressa e atual dele está sendo investigada, e quando o trabalho terminar, não vai sobrar um retalho de roupa suja para contar a história, foi até bom ele mesmo ter começado com a descoberta dos fatos importantes, tua hora tá chegando Cutrim, espero que seja forte, pois vem como um terremoto na tua cabeça,é duro pra voce hoje está afastado do governo, mais foi voce quem quis assim, trair a confiança do governo, extorquiu em causa própria e agora que tens apenas esse ultimo cargo de deputado pensa que vai fazer grande coisa,para voltar a pasta, não te conteve agora quer na marra ganhar de volta a confiança do governo, agora é tarde, só tens mesmo é que aproveitar esses 1.220 dias de deputado estadual que te restam,depois é pegar a pantufa e ler o jornal na cadeira de balanço do seu terraço.Um forte abraço

  4. Salomão

    Cutrim, já que estais a denunciar locadoras espero que ali esteja incluida a loja de veículos do seu irmão traficante LOURO BIL,que montou a empresa com a finalidade de lavar dinheiro,vejamos LOURO BIL,era dono apenas de um MERCADINHO, chamado SINAL VERDE, então a federal, flagrou Louro em situação de tráfico, foi preso, Cutrim com muita força política quando ainda secretário tirou o irmão da cadeia, em seguida LOURO BIL, volta com todo vapor, e monta uma loja de carros, não é incrível,será que cadeia gera lucros?Como explicar tal situação?Deputado numa dessas sessões,coloque essa situação em pauta.Ou será lavagem de dinheiro?pois foi difícil comprovar que do MERCADINHO saía tanta grana, agora sim fica mais fácil, mais tem uma coisinha: não há fluxo de clientes nem no MERCADINHO,nem na LOJA DE CARROS, e aí de onde sai a grana????????

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários