Presidente da Assembleia faz balanço do primeiro semestre do Legislativo

Por Luís Pablo Política
 

Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Arnaldo Melo

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), fez um balanço sobre o desempenho dos trabalhos realizados na Casa, durante o primeiro semestre legislativo, da 17ª legislatura. Melo agradeceu o trabalho e o esforço de todos os membros da Assembleia, indistintamente.

“Tenho muita satisfação e honra de ter podido conduzir a Casa Legislativa Estadual, ao longo desses cinco meses. Agradecer, eu acho que é uma palavra sempre justa, que eu procuro sempre fazer na minha vida. Agradeço a Deus, por ter me dado saúde, por ter nos dado clarividência a todos os deputados dessa Casa, que souberam de forma tão competente conduzir suas proposições, tanto no Plenário”, disse Melo.

Arnaldo Melo fez questão de agradecer a todos os servidores, “desde o modesto ao mais graduado”, às críticas e sugestões feitas pela imprensa, assim como o esforço de todos os deputados em apreciar e votar as propostas encaminhadas ao Legislativo Estadual, mas disse ter ciência de que ainda há muito a melhorar, muito embora não tenha queixas ao trabalho realizado neste semestre.

Desde o início da 17ª legislatura foram realizadas 81 sessões ordinárias. De todas as programadas, apenas quatro deixaram de ser realizadas por falecimento ou por outra razão. No entanto, cinco sessões extraordinárias foram conduzidas.

Entre as comissões técnicas, foram realizados 25 eventos, número inédito. Também foram protocoladas 720 Indicações, 260 Requerimentos, 30 Requerimentos de Informações, quatro Moções, 141 Projetos de Lei, oito Decretos Legislativos e outros oito Projetos de Resolução Legislativa. Três das quatro Propostas de Emendas Constitucionais (PECs) apresentadas, foram aprovadas.

Das proposições encaminhadas pelo Poder Executivos, 12 foram Projetos de Lei e 15 Medidas Provisórias. Foram apreciados 45 Vetos.

Do Judiciário, foram aprovados os três projetos encaminhados. Do Ministério Público, um, assim como também foram aprovados os três projetos complementares. Do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), foi aprovado um projeto.

Na oportunidade o presidente também destacou o trabalho realizado por todos que compõem o Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), ressaltando os excelentes resultados obtidos com ações como a colônia de férias para os estudantes da creche-escola Sementinha e o arraial junino.

“No encerramento da colônia muitas crianças me procuraram e falaram sobre a felicidade de estarem ali presentes. Isso é muito emocionante e gratificante. Só isso já suficiente para justificar qualquer investimento que nós fizemos nesse campo social”, argumentou.

“O momento é bom, mas vamos precisar a cada dia nos aperfeiçoar, trazer novas técnicas legislativas para esta Casa, abrir, cada vez mais, a nossa capacidade de trabalhar e receber informações, se nós continuarmos nesse caminho, eu não tenho dúvida de que faremos um grande mandato”, acrescentou. (Agência Assembleia)

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários