Presidente da FAMEM destaca celeridade na elaboração do PPA

Por Luís Pablo Política
 

Presidente Júnior Marreca

Presidente Júnior Marreca

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), prefeito Junior Marreca, exaltou, nesta quarta-feira (28), a celeridade do Governo do Estado na elaboração do Plano Plurianual 2012-2015 pelo Governo do Estado. A proposta já foi entregue à Assembléia Legislativa, onde deve se apreciada e votada até o fim deste ano.

Na próxima quinta-feira (29), às 10h, o Plano será apresentado pela governadora Roseana Sarney (PMDB) a representantes dos 217 municípios maranhenses, no Encontro de Lideranças Regionais, que ocorrerá no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

“O PPA 2012-2015 é uma construção coletiva, debatida com os prefeitos e a sociedade em geral ao longo de todo o ano, nos Seminário Regionais de Lideranças que tanto contribuíram para o desenvolvimento de uma proposta colegiada. Agora, é esperar do Governo do Estado e da classe política, em especial os deputados estaduais, que são aqueles que irão alocar os recursos através de emendas, o entendimento de que, para funcionar, o Plano precisa ser seguido á risca”, destacou Marreca.

Com o objetivo de focar o planejamento do estado nos anseios do cidadão, o PPA 2012-2015 foi elaborado de maneira diferente: a partir de seminários realizados em onze municípios pelo Governo do Estado, em parceria com a FAMEM e órgãos de controle.

Com a ajuda de prefeitos, secretários municipais e da sociedade civil organizada, Governo do estado e FAMEM catalogaram 2.272 demandas da sociedade, que terão programas especiais no Plano Plurianual e possibilitarão ao estado uma resposta mais ágil às principais necessidades do cidadão maranhense.

Ao todo, o investimento do PPA começará com 10,9 bilhões de reais, em 2012, chegando a 13,5 bilhões, em 2015, o que elevará o PIB do Maranhão de 57 milhões para 85 milhões, fruto dos investimentos que estão chegando ao estado e do direcionamento da alocação de recursos públicos, focado para o desenvolvimento econômico do estado.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários