Emendas são direcionadas com base nos Seminários Regionais

Por Luís Pablo Política
 

Do GI Portal:

Os resultados dos onzes Seminários Regionais de Lideranças começam a aparecer de forma mais concreta. Na manhã desta terça-feira, dia 8, no Palácio dos Leões, prefeitos de sete municípios do Maranhão assinaram convênios que contemplam construções de novas escolas e reformas, quadras poliesportivas e implantação de transporte escolar.

Provenientes das emendas dos deputados estaduais, os recursos da ordem de R$ 2,6 milhões, serão destinados aos municípios de Anapurus, Araguanã, Carutapera, Imperatriz, Maranhãozinho, São José de Ribamar e Mata Roma. A destinação das verbas foi feita com base no diagnóstico das reais necessidades da população apontadas nos Seminários Regionais.

Para o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Luis Fernando Silva, os seminários representaram um divisor de águas na forma de planejar o Estado. “Ouvindo as lideranças e cidadãos de todos os duzentos e dezessete municípios coletamos as principais demandas da população e, agora, estamos começando a atender a estas demandas de forma eficiente e eficaz”, disse o secretário.

Transparência

Os convênios, na opinião de Luis Fernando, representam um cumprimento das diretrizes definidas pela governadora Roseana Sarney no sentido de administrar de forma articulada com os Municípios, Estado e Assembleia Legislativa.

“A governadora está descentralizando a aplicação dos recursos, confiando na capacidade dos municípios de executar, mas, principalmente, acreditando na capacidade dos cidadãos de exercer o acompanhamento da aplicação de cada centavo do recurso público”, ressaltou.

Conforme explicou o secretário, o Governo está descentralizando os recursos com a certeza de que o cidadão, como bom fiscal que é, participará ativamente de todo o processo de execução dos serviços acompanhando a aplicação correta dos recursos daquelas obras requeridas e que os deputados, com toda sensibilidade política, indicaram esses investimento por meio de suas emendas.

Aprovação

Os próprios deputados, autores das emendas, presentes no ato de assinatura dos convênios entre Prefeituras e Governo do Estado, fizeram questão de ressaltar a importância dos estudos elaborados nos Seminários para a destinação correta das verbas.

Para o deputado Marcos Caldas – que destinou recursos para construção de uma escola no município de Anapurus, as conclusões técnicas elaboradas nos seminários, facilitaram a destinação das emendas.

“Sem esse estudo ficava difícil definirmos onde nossas emendas deveriam ser investidas. Agora temos a certeza do que é mais urgente para podermos direcioná-las, dentro das nossas áreas de atuações, mas observando as necessidades prioritárias.

No mesmo sentido observaram os deputados Jota Pinto e Rogério Cafeteira. “As conclusões feitas nos seminários ajudam bastante os deputados a destinarem de forma eficiente onde devem ser investidos os recurso das emendas”, disse Jota Pinto.

Já o deputado Rogério Cafeteira ressaltou que a forma clara como esses recursos estão sendo destinados, culmina na transparência. “As pessoas saberão o destino das emendas parlamentares e o porquê delas estarem na educação, infraestrutura ou saúde”, finalizou.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários